4 de janeiro de 2011

Resenha: A Mediadora #1 - A Terra das Sombras


Sinopse

Suzannah é uma adolescente aparentemente comum que tem um problema com construções antigas. Não é para menos. Afinal, muitas dessas casas velhas são assombradas. E Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de ver e falar com fantasmas para ajudá-los a descansar em paz. É claro que esse dom lhe traz muitos problemas. Mas nem ela poderia saber a gravidade do que encontraria ao mudar-se para Califórnia.



Antes mesmo de eu ser uma bookaholic – viciada em livros para quem não está acostumada com o termo – eu ouvia pessoas dizerem sobre os livros de Meg Cabot e como elas a veneravam. Então, mesmo não sendo uma louca por livros como sou hoje eu tinha uma vontade enorme de ler no mínimo um livro dela. Subia para o 2º piso da livraria que eu freqüento e ficava babando nas 2 prateleiras onde só havia livros da Meg. Então depois de eu descobrir mais profundamente o prazer de ler livros, aquela vontade de saber como eram os livros dela persistiram firme e forte.

Há alguns meses atrás eu pude ler O Garoto da Casa ao Lado da diva Meg. Juro que fiquei muiiiiiiito feliz por enfim poder descobrir porque tantas pessoas veneram o chão que ela pisa. Fiquei um pouco decepcionada por o livro ser todo em emails, mas mesmo assim fiquei bem surpresa de como mesmo assim nenhum detalhe foi perdido. Claro que depois queria ler mais sobre ela, mas naquele momento eu não tinha como proporcionar isso.

Até que o Amigo Secreto que o blog A Leitora promoveu solucionou o meu problema. A fofa da Leka do Lekatopia mandou-me o primeiro livro da serie A Mediadora, A Terra das Sombras. Até hoje tenho dó da minha mãe, pois o meu grito de felicidade deve ter levado todo mundo da rua para o oftalmologista.

Uma das coisas que me deixaram mais felizes ainda é que o livro que ganhei é com a nova edição que a Galera Record montou. Eu sempre fui loucamente apaixonada por ela, então está ai mais um motivo para eu ir às alturas. A capa tem o escrito A Mediadora em vermelho bem no centro e A Terra das Sombras, um pouco menos e abaixo em branco. Mas é a foto que me chama a atenção. É a boca e o pescoço de uma garota com batom vermelho e um colar com um crucifixo. Tudo haver com a historia.

Todo mundo sabe que os temas para livros YA são diversos. Vampiros, Lobisomens e Anjos são o topo dessa imensa lista. Meg Cabot resolveu usar os fantasmas dessa vez. Eles são normalmente retratados em filmes de terror e suspense. E Meg soube coloca-lo em um romance adolescente. Claro que ela soube deixar a essência tenebrosa deles, é impossível não se arrepiar com as coisas que acontecem com a Suzannah.

Suzannah é a nossa Mediadora. E ela tem um trabalho um tanto complicado. Ela tem que mandar para o “outro lado” aquelas almas que insistem em ficar aqui, no nosso mundo, nos atormentando. A mãe de Suzannah – que incrivelmente, Meg não nos disse seu nome. E segundo algumas amigas que já leram a serie, ela continua sem nos dizer – resolve casar-se novamente com Andi Ackerman, e elas tem que se mudar de Nova York para a Califórnia. Um baita choque cultural para a Suzannah, que viveu sua vida inteira na maior cidade dos EUA.

Só que, o que parecia ser algo complicado, fica pior ainda para Suze. Assim que entra no seu quarto, ela dá de cara com um fantasma. Mas não um fantasma qualquer – coisa que ela vê a cada esquina – é o fantasma de um cara, muito lindo. Imagina só, você se muda para o outro lado do país, um lugar completamente diferente de onde você passou 16 anos da sua vida, sua mãe está casando de novo, com um cara que tem 3 filhos – os quais ela chama de Soneca, Dunga e Mestre -, muda para uma escolha no meio do ano letivo e quando chega no seu quarto, tem um fantasma lá!

Mas a Suzannah não é daquelas garotas que ficam chorando porque a mãe ta casando de novo, reclama que a mãe não está honrando a memória do pai morto e outras futilidades. Muito pelo contrario. Ela é bem mais forte que muitas personagens por ai. E é até capaz de dar um pé na bunda daquele fantasma que estiver irritando-a.

Se algum dia eu duvidei da capacidade de escrita de Meg Cabot, depois de ler esse livro eu mordi minha língua.



Quotes


Você me olhou nos olhos
E eu fui ficando.
Passei as mãos nos seus cabelos
E um piolho me mordeu no dedo.

Pagina 109 – Capitulo 8

- Está brincando? Aonde quer ir? É só dizer, Suze, e eu te levo. Las Vegas? Quer ir a Las Vegas? Nenhum problema. Eu tenho 16 anos, você tem 16 anos. Podemos nos casar lá com a maior felicidade. Meus pais deixam a gente morar com eles sem problema. Algum problema em ficar no meu quarto? Juro que a partir de agora eu tomo cuidado com as coisas...

Adam. Pagina 198 – Capitulo 15

- Suzannah...

Só isso: apenas o meu nome.

Eu não disse nada. Nem podia. Quer dizer, claro que podia, não era como se houvesse um caroço na minha garganta ou coisa assim. Simplesmente... sei lá.

Em vez disso, fiquei olhando para a mão dele, que era muito grande e meio escura, mesmo por cima do couro preto da minha jaqueta. Ele tinha um bocado de força naquela mão para um sujeito que estava morto. E até para um sujeito vivo. Viu que o meu olhar estava baixando, olhou na mesma direção se deu conta de que sua mão estava agarrando o meu pulso.

E então me soltou de repente, como se minha pele tivesse começado a queimar ou coisa parecida. Eu continuei subindo na janela. Quando consegui atravessar o telhado da varanda e chegar ao chão lá embaixo, voltei-me em direção a janela do meu quarto.

Mas é claro que ele já tinha ido embora.

Pagina 133 – Capitulo 9

Ele piscou com aqueles enormes olhos negros. Suas pestanas eram mais longas que as minhas. Não é sempre que dou de cara com um fantasma que também é uma graça, mas aquele cara... caramba, ele deveria ter sido uma coisa quando vivo, pois ali estava ele morto e eu já queria adivinhar como eram as coisas por baixo da camisa branca que usava, bem aberta, mostrando um bocado do peito, e até um pouco do abdômen. Será que fantasma também faz abdominal? Era o tipo da coisa que eu nunca tivera a oportunidade – ou vontade – de explorar até então.

Paginas 46/47 – Capitulo 3

6 comentários:

  1. HAHA! Que nostálgico. A mediadora foi o primeiro livro que eu li da Meg, não é atoa que sou apaixonada pela série.
    E com certeza Meg é DIVA!
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Eu vou chorar. Só eu no universo de seres humanos ainda não li Meg Cabot. rs
    Depois da sua resenha super animada, eu PRECISO desse livro. Preciso encaixá-lo na minha agenda de compras *-*

    Bjoos'
    Lee Iauch - ϟ●•Giяl's•●ϟ

    ResponderExcluir
  3. Oláaa!! Passeando pelo mundo dos blogs, achei o seu, e gostei!! Seguindo você!! Adoreei a forma como você descreveu A Mediadora. Louca por livros, também tenho vontade de ler não só esse livro, mas a série completa!!

    Beijo's!!

    ResponderExcluir
  4. Okay, depois dessa resenha, eu definitivamente PRECISO ler essa série! Amei conhecer mais da história do livro! *----*

    ResponderExcluir
  5. Jú,
    Fiquei MUITO contente por ter te iniciado com sucesso no maravilhoso mundo de Suze, Jesse e Paul (para este último, é necessário ler mais alguns livros da série :P)rs! Fiquei mais feliz ainda por você ter gostado =D

    E ainda bem que você curtiu a capa! Eu gosto muito mais das capas antigas e, se elas ainda etsivessem disponíveis, teria te mandado o livro com a capa antiga de "A terra das Sombras".

    :**,
    Léka

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha. As citações que você colocou aqui no post me fizeram ficar com ainda mais vontade de ler esse livro. Sou apaixonada pela Meg por causa da série O Diário da Princesa e ainda não tive a oportunidade de ler outros livros dela além do conto no livro Formaturas Infernais. Posso pedir um favor? Me avisa lá no Skoob quando tiver mais novidades? Adorei seu blog. Beijos, Polly.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...