10 de outubro de 2011

[Resenha] Just Listen - Sarah Dessen

Musica. Não há coisa melhor no mundo. Seja qualquer estilo, se for algo que você goste, ela é capaz de mudar o mundo. Te tranqüilizar, te fazer apaixonar, te fazer sorrir, te fazer compreender. Não importa o que for, ela tem poder sobre nós. E ela as vezes é capaz de falar por nós, e é por isso que eu sempre estou ouvindo musica. Porque eu gosto de apenas ouvir.

Just Listen, por Sarah Dessen
Editora Penguin Young Readers Group
400 páginas
Minha Nota: 5

Bem, como falar sobre esse livro? De todas as pessoas com quem conversei enquanto lia eu nunca consegui explicar a historia por mim mesma, sempre tive de ir atrás de uma sinopse por julgar que não conseguiria resumir tudo direito, mas agora eu vou ter o prazer de dizer com minhas próprias palavras o que esse livro nos mostra. Annabel Greene tem 16 anos e é a caçula de 3 irmãs. Quando eram novas ela e as irmãs sempre trabalharam como modelo, mas agora apenas Annabel faz isso, mas ela trabalha pela mãe, que gosta mais daquilo do que ela mesma.

Annabel passou todo o verão se isolando depois de ser pega com o namorado da melhor amiga, mas ela guarda um segredo sobre aquela noite, um segredo que ela não consegue contar nem para si. E agora ela não tem mais amigos, ninguém na escola olha para ela, e as amigas deixam claro que pensam que ela é uma vadia.

 Então ela começa a passar o horário de almoço encostada no muro, onde a alguns metros de si sempre está Owen Armstrong. Um cara grande, de 1 metro e 90 e com muitos músculos sempre acompanhado de seu inseparável Ipod. E ele um cara que parece ser inatingível e distante se mostra realmente diferente quando é o único ao estender a mão para Annabel.

Ele se mostra um cara sincero, que nunca fala mentiras, que usa a musica para tudo, pois “o silencio pode ser ensurdecedor”. E está certo que pode mostrar isso para Annabel também. E é assim que os dois começam essa amizade.

Annabel muito se parece comigo. Não gosta de ver as pessoas com raiva, sempre gentil, e prefere mentir a dizer a verdade se isso pode desencadear a fúria de alguém. E essa preferência a guardar segredos foi o que mais me fez sentir como ela, apesar de eu ser uma bomba relógio que parece que vai explodir a cada segundo. E percebi que eu talvez fizesse a mesma coisa caso passasse por algo como o que ela passou, e chegar a essa conclusão, me assusta um pouco, pois eu sei que não é o melhor a fazer.

Owen realmente é um cara que eu gostei muito. Adoraria ter umas aulas sobre musica com ele, conhecer melhor musica eletrônica – não, não são musicas como Black Eyed Peas ou David Guetta, é algo completamente diferente – e ainda ficaria bastante feliz de poder ouvir musicas de torneira pingando. Ele está sempre controlando seus nervos e acho que isso seria uma boa para mim também, como já disse, eu pareço uma bomba relógio.

Eu gostei muito de como o livro fluiu. A leitura é fácil, terminei em apenas 3 dias, e eu comecei ele achando que ou terminaria só quarta-feira ou então o abandonaria. Realmente compreendi porque as pessoas gostam muito do que Sarah escreve. É um livro leve, e mesmo assuntos tensos são tratados com naturalidade ali. Então eu nem hesitei ao dar 5 para esse livro, e não é porque eu sempre sou boazinha com a nota dos livros, mas porque eu gostei de verdade.

Just Listen já foi lançado no Brasil com o titulo de Just Listen – A Garota Que Esconde Um Segredo. Não gostei desse subtítulo, mas manter o titulo em inglês é sempre uma boa tática. O livro foi lançado pela Farol a alguns meses atrás, então você pode encontrá-lo em qualquer livraria facilmente.

Termino essa resenha com as palavras de Owen, que com certeza é o maior concelho que eu já ouvi:

“Não pense nem julgue, apenas ouça”


Capa nacional
Quotes

Diferentemente de muita coisa, era mais difícil entrar do que sair.

Capitulo 5

***

— Raiva não é algo ruim — ele disse. — É humano. E, além disso, o fato de uma pessoa estar chateada não quer dizer que ela ficará assim para sempre.

Capitulo 8

***

Olhei para os CDs novamente, observando a capa. "Just Listen", eu disse.

— Sim. Não pense nem julgue. Apenas ouça.

— E depois o quê?

— E depois — ele disse — você pode se decidir. Justo, não?

Capitulo 9

***

Era o seguinte: antes, a diferença entre luz e escuridão era muito simples. Uma era boa e outra má. Porém, de repente, isso deixou de ser tão óbvio. A escuridão ainda era um mistério, algo escondido, algo do qual se tinha medo. Porém, eu passei a sentir medo da luz também. De olhos fechados, eu só via o breu, o que me lembrava desta única coisa: o meu segredo mais profundo. De olhos abertos, havia somente o mundo que não sabia de nada, brilhante, inescapável e, de alguma maneira, ainda lá.

Capitulo 13

5 comentários:

  1. Fiquei confusa se gosto mais da capa internacional ou da brasileira. rsrsrs Toda vez que vejo esse livro em alguma livraria fico doida pra comprar, mas, da última vez que o vi, fiquei chocada com o preço(tava muito caro) e acabei não comprando. Vou tentar deixar para uma próxima (minha pilha de "quero ler/comprar" tá cada vez maior).

    Aliás, nosso site está de volta, com atualizações constantes. Dá uma passada por lá. Obrigada!

    Liz {Jornalistando}
    http://www.jornalistando.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Você acredita que tenho esse livro faz um tempinho e ainda não li? Mas depois dessa resenha eu preciso urgentemente ler! Adorei o quotes!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Faz um tempo que estou querendo ler esse livro mas minha fila de livros está enorme então, por enquanto, o livro vai continuar na minha wishlist mesmo.

    Adorei a resenha!

    XOXO,

    Cami

    blog Just a Fearless

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Estava de passagem e não resisti quando vi que você escreveu resenha de Just listen *.*
    Há um tempo participei de uma promoção em um blog, que estava sorteando várias livros, e esse era um deles. Eu ganhei um \o/ ... mas não esse :/ ( o que eu queria), desde então fiquei com o desejo de ler um resenha ^.^
    Gostei do seu texto, muito legal como analisou o livro sob uma perspectiva bem pessoal.

    ... Amei a citação/conselho do Owen, tento sempre colocar isso em prática. É e relmente um ótimo conselho! :)

    Gsotei mesmo! Você conseguiu ...uma bela resenha ^^

    Até!

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro e amei, me encantei pela narrativa da Sarah Dessen. Quero ler outro livro dela logo.
    Também fiz resenha no blog desse livro, se quiser conferir.
    Beijo

    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...