12 de janeiro de 2011

Resenha: A Hospedeira - Stephenie Meyer


Sinopse

Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.



Stephenie Meyer é uma autora polêmica. Alguns dizem que ela não tem criatividade e outros a idolatram como uma Deusa. Eu não a idolatro, mas também não acho que ela é uma merda de uma plagiadora – sorry os palavrões. Eu apenas sou muito, muito grata por ela ter criado aqueles 6 livros que eu gosto muito. Sim, eu digo 6 por que conto com A Hospedeira e Bree Tarner.

Eu fico fula da vida com quem acha que Stephenie Meyer é só Crepúsculo e pronto. Pois não é. As vezes fico pensando por que Meyer não ficou famosa por A Hospedeira. As coisas seriam tão diferentes e ela sofreria muito menos preconceitos.

A Hospedeira foi um dos livros mais incríveis que li esse ano. Apesar da escrita constantemente lenta de Meyer, o livro rende e muito. Os personagens são completamente diferentes de Edward e Bella e você nem acredita que esses livros foram escritos pela mesma escritora.

A Hospedeira é um livro que faz você refletir – e muito. Você começa a pensar no amor, em todas as formas de amor – O amor pela comunidade, pelo próprio ‘eu’, pela família, o amor romântico e o amor platônico. Você começa a pensar como se sentiria se um dia tudo o que aquilo que conhece se perdesse. E também o que faria para poder ter tudo isso de volta.

O livro todo é pela perspectiva de Peregrina, a “alma”. Então você sabe como é ser uma intrusa no meio de seus inimigos. De todas as narrações, a de Peregrina é a que mais enrola e tem parágrafos e mais parágrafos sem algum dialogo, pois ela reflete muito e você – mais uma vez – começa a refletir junto.

Se você, não havia gostado da escrita de Meyer em Crepúsculo, acho que A Hospedeira é uma boa pedida para poder rever os seus pontos de vista.



Quotes

Não, pensou ela lentamente. Não é o que eu sinto. Eu acho... Bem, acho que talvez... você esteja morrendo por ser humana. Houve quase um sorriso no pensamento dela ao ouvir a sugestão tola de duplo sentido na frase. Depois de todos os planetas e todos os hospedeiros que deixou para trás, você finalmente encontrou o lugar e o corpo pelos quais morreria. Acho que você encontrou a sua casa, Peregrina.


Eu já não tinha mais energia para abrir meus lábios. Que pena que não consegui ficar aqui um pouco mais, então.

Pagina 105 – Capitulo 12

Juntas, Melanie e eu nos preocupamos de estarmos ficando loucas.

Nós duas ouvimos uma voz em nossa cabeça, salientou ela. Isso nunca é um bom sinal.

Nós vamos esquecer como falar, preocupei-me eu. Quanto tempo faz que alguém falou conosco pela ultima vez?

Há quatro dias você agradeceu a Jeb por nos ter trazido comida, e ele disse que não era por nada. Bem, acho que foi há quatro dias. Quatro longas dormidas atrás pelo menos. Ela pareceu suspirar. Pare de roer as unhas; eu levei anos para deixar esse hábito.

Mas as unhas compridas, que arranhavam, estavam me incomodando. Eu não acho que realmente tenhamos de nos preocupar com maus hábitos a longo prazo.

Pagina 158 – Capitulo 18

- Como vai seu irmão ultimamente? – perguntou Jared.

- Ele continua irritado por causa do nariz – disse Ian. – Bem... não é a primeira vez que o quebram. Vou dizer a ele que você falou que sente muito.

- Não sinto.

- Eu sei. Ninguém jamais lamenta bater em Kyle.

Pagina 160 – Capitulo 18

Afinal, as pessoas não são intencionalmente cruéis com os ratos de laboratório... estão apenas tentando obter informações.

Pagina 274 – Capitulo 30

A cozinha encheu outra vez – não sei ao certo quanto era interesse em minhas historias, quanto era interesse nas barras de chocolate que Jeb distribuiu.

Pagina 277 – Capitulo 30

Durante três longos dias, eu tinha sido Peregrina, uma alma entre humanos. De repente, eu era Peg novamente, uma alma muito confusa com emoções humanas que eram poderosas demais para serem controladas.

Pagina 381 – Capitulo 41

- Bem, ai a culpa é sua.

Eu ergui os olhos e o encarei, surpresa de ver sua boca ligeiramente curvada; ele estava me provocando.

- Minha?

Seu pequeno sorriso hesitou.

- Eles não quiseram se sentir como monstros. Não de novo. Estão tentando compensar o de antes, mas um pouco tarde demais... e com a alma errada. Eu não percebi que isso podia... ferir seus sentimentos. Teria jurado que você preferiria assim.

Pagina 470 – Capitulo 51

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...