17 de janeiro de 2011

Resenha: Dream Catcher #3 - Gone - Desaparecer - Lisa McMann


Sinopse

No início Janie acreditava que já sabia o que o futuro lhe reservava e pensou que estava em paz com isto. Mas, o que Janie não suportou, foi ver Cabel afundando com ela. Janie só vê uma maneira de dar a Cabel a vida que ele merece – ela precisa desaparecer. Mas isto pode destruir os dois. Então, um estranho entra em sua vida – e tudo se desfaz. Seu futuro, antes previsto, sofre uma reviravolta trágica e suas escolhas se tornam mais terríveis do que Janie jamais imaginou. Ela só precisa escolher o menor dos dois males. E o tempo está se esgotando…


Atenção: essa resenha pode conter spoiler de Wake e Fade


Se tem uma coisa que aos poucos eu fui entendendo é que o peso de terminar uma serie é grande. Muitos autores quebram a cabeça para fazer algum que agradam os fãs e a ela ao mesmo tempo, apesar de a maioria dos autores já terem um fim programado na cabeça assim que começa a escrever o primeiro de uma serie. A pressão é muita. Muitas vezes a gente acaba quebrando a cabeça e só para saciar a sede daqueles leitores insaciáveis e assassinos que fazem ameaças – eu como uma escritora de fanfictions sei muito bem o que é isso – você acaba escrevendo qualquer merda só para se ver livre daquilo tudo. Mas um final tem que ser perfeito, tem que fazer com que os leitores se sentem satisfeitos e lhe agradeçam com um sorriso carinhoso no rosto. O que certamente Lisa McMann não vai receber.

Wake foi uma serie incrível para mim. Apaixonei por ela no primeiro livro. A minha paixão aumentou com Fade. Mas com Gone eu me senti um lixo. Eu não estou criticando o livro não. Ele foi ótimo sim, teve o final que todos esperávamos e teve um desenrolo fantástico. Mas quando terminei o livro eu parei e pensei: “Ué, só isso? Vai acabar assim? Esperava mais”. Sim, todos nós esperávamos mais, pois eu sei que não fui a única que achei isso do final.

Quando eu terminei Fade eu estava morrendo de medo de começar Gone. Pois Fade nos mostrou um monte de coisas que tinham haver com o futuro de Janie, e que davam medo. Eu não podia parar de ler livros no dia, pois estou tentando desatolar a minha lista de espera, então para relaxar um pouco antes de ler Gone eu li Diários do Vampiro – O Confronto. Relaxei apenas umas horas, para depois ter de encarar Gone mais uma vez. Então eu afastei o medo e li Gone.

Mais ou menos 170 paginas do livro estavam sendo incríveis. Lisa McMann soube me deixar apreensiva todo esse tempo. Janie está encarando sua ultima decisão, que mudará sua vida para sempre. Nenhuma das duas opções é boa. Nenhuma das duas a levará para o final feliz. Mas ela terá que escolher uma delas. Aos poucos ela começa a descobrir coisas sobre teu passado e com ele vem mais pressão para essa escolha.

Em Gone, Dorothea – a mãe de Janie – tem um papel mais importante. Ela até arranca umas risadas. A gente descobre quem enfim é o pai de Janie, o porque de Dorothea age assim e muitas outras coisas que antes não tinham importância. Fico feliz por Lisa ter nos mostrado essas coisas, foi realmente um ponto muito bom no livro.

A narrativa continua a mesma, com suas frases pequenas, exatamente no presente e parágrafos menores ainda. Umas das coisas que mais gostei e achei divertido é que McMann as vezes cita algumas coisas de Harry Potter, como um personagem ou um livro que algum personagem lê. Achei isso super divertido, pois faz com que nos percebamos que ainda estamos no mundo real e que pode existir alguma Janie ou Cabel por ai.

Apesar de ser um livro que me decepcionou muito, foi um livro bom e ainda aconselho a ler, pelas partes boas é claro. E que venha a próxima serie de Lisa McMann.


Quotes


Ela ouve o coaxar das pererecas nas arvores e lembra-se de como, quando era pequena, costumava pensar que o coaxar intenso não era de um animal, mas sim o som de fios elétricos pulsando com energia. Quando descobriu que o ruído vinha das pererecas, não acreditou.

Ainda não acredita.

Afinal, ela nunca viu uma de verdade.

Pagina 112 – Capitulo 9


A Serie

Um comentário:

  1. Eu sou apaixonada pela série também e meu medo de ler era pela sinopse... Não podia acreditar que Janie pensava em largar Cabel... Sério, é um dos meus casais favoritos...

    Fiquei grudada no livro e não conseguia parar de ler... Eu morria de medo da decisão dela... Fiquei agoniada junto com ela com todas as situações que ela passava com seu pai...

    O final, realmente, não me agradou. Claro, eu queria aquilo, mas não que acabasse de forma tão simplória... Eu queria mais do casal...

    Bjoos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...