28 de novembro de 2010

Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

E ficou pronta a resenha de um dos melhores livros do ano! Assim como em Azul é Para Pesadelos, eu coloquei esse livro na frente, por que não aguentei muito tempo e minha colega quer ele emprestado e eu prometi para ela. Só espero que ela não demore muito para ler o meu bebê, ela é uma daquelas pessoas que só lêem livros de até 100 paginas, e duvido que ela esteja pratica em ler um livro de 459 paginas. Mas vamos a resenha.

Sinopse

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Resenha

Qual é o maior sonho de um ficwriter (escritor de fanfics)? Ter um livro totalmente original seu sendo publicado, obvio. E Cassandra Clare viu o seu sonho virar realidade. Sim, para quem não sabe, a autora do Best-seller Cidade dos Ossos foi uma ficwriter antes de lançar o seu livrinho. Ela escrevia fanfics de Harry Potter e Senhor dos Anéis. Fico muito feliz em saber que os ficwrites também tem chance no mundo literário e Cassandra Clare é um exemplo para muitos de nós.

O que você faria se sua vida virasse de cabeça para baixo em menos de 2 dias? A vida de Clary tem uma reviravolta dessas. Ela é a testemunha de um assassinato em que os assassinos são 3 adolescentes e o corpo desaparece, sua mãe é raptada e um demônio muito estranho à ataca. Eu em seu lugar piraria, mas é isso que me faz admirar Clary, ela se manteve fim até o fim, apenas com a vontade de reencontrar sua mãe e saber da verdade, de toda a verdade.

Nessa confusão que se transformou a sua vida, Clary descobre que os assassinos não são assassinos de verdade, e sim Caçadores de Sombras, eles apenas matam demônios, ou os mandam para a sua dimensão infernal natal. A “vitima” deles eram um demônio Eidolon. E que o mundo não é nada como parece ser. Ele está infestado de demônios e seres que só pensávamos estar nos livros e filmes de ficção.

Em busca de respostas, Clary se vê em uma cidade abaixo do cemitério de Manhattan, encarando homens sem olhos e com a boca costurada que tem o poder de entrar em sua mente, os Irmãos do Silencio. Vai até a festa de um mago que pode ter selado a sua mente. Entra em um covil de vampiros sedentos de sangue, onde um bando de lobisomens invade o lugar dizendo que a quer.

A narrativa de Cassandra é daquelas que prendem você até o fim. A cada aventura – ou deveria dizer desventuras? Quase nada parece dar certo para Clary – você só espera o próximo passo. Apesar de ser em 3ª pessoa, você se sente dentro da personagem. Sabe tudo o que se passa na mente de Clary.

Os personagens são muito bem montados. Você sente vontade de ter os cabelos dourados de Jace em suas mãos, se sente cego com a beleza estonteante de Isabelle, e até pode sentir repulsa com o egoísmo de Alec. Os demônios também não fica de fora, você sente a essência deles de longe, Cassandra Clare deu um show nesse livro.

O tempo as vezes me confundiu um pouco, teve um cena que me confundiu um pouco. Mas depois eu relevei, pois foi apenas esse deslize.

“... aliás, tínhamos uma visita marcada há cerca de um mês. Até fui a sua casa quando voltei da Tanzânia, mas Jocelyn disse que vocês havia brigado e você tinha fugido. Ela me disse que me telefonaria quando você voltasse, mas – deu de ombros elegantemente – nunca ligou.
Uma onda fria de lembrança perfurou a pele de Clary. Ela se lembrou de estar no saguão ao lado de Simon, tentando se lembrar de alguma coisa que passeava no limite de sua visão... Achei que tivesse visto o gato de Dorothea, mas foi só um truque de luz.
Mas Dorothea não tinha um gato.”
Cidade dos Ossos – Cassandra Clare. Parte II – pagina 222

Eu fiquei confusa por que segundo a linha cronológica do livro, que eu soube acompanhar, havia passado apenas 1 semana da briga entre Clary e sua mãe, a Jocelyn, e não 1 mês. Eu poderia ter achado que esse é um erro da editora, mas como eu havia começado a ler o livro na internet e já havia passado dessa parte e me lembro desse mesmo erro cronológico. Cassandra Clare deveria prestar um pouco mais de atenção no tempo de seus livros.

Tirando isso, eu achei esse livro perfeito. É impossível não perceber a inspiração de Harry Potter e Senhor dos Anéis, mas o mundo é completamente novo e uma trama completamente perfeita. Cassandra Clare fez um ótimo trabalho, e agora estou louca para ler City Of Ashes (Cidade de Cinzas), o segundo livro da serie Os Instrumentos Mortais.

“– Todos os mitos são verdadeiros – disse Pangborn, e Clary sentiu um leve Calafrio subindo pela espinha. – Ou você se esqueceu até disso?”
Cidade dos Ossos – Cassandra Clare. Parte I – pagina 126
Poiison Giirl 

2 comentários:

  1. Oie... vim retribuir sua visitinha ao meu blog e já deixo marcada aqui a minha presença!

    Tenho ouvido falar bastante deste Cidade dos Ossos... parece ser bastante interessante, vou colocá-lo na minha estante do Skoob.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Cidade dos Ossos *-----*
    Também estou pirando por "Cidade das Cinzas"!
    Ah, e eu não tinha reparado nesse erro cronológico, muito bem lembrado por você ^^

    Bjoos'
    Lee Iauch - ϟ●•Giяl's•●ϟ

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...