23 de novembro de 2010

Resenha: Feios - Scott Westerfeld

Faz tanto tempo que tenho esse livro e desejava fazer uma resenha, mas tinha tanta preguiça, achava tão complicado, pois esse livro é bastante complicado. Mas hoje eu espantei essa preguiça e escrevi essa resenha. O primeiro esboço saiu tão horrível que apaguei tudo e com calma refiz tudo. Dessa vez saiu bem melhor. Eu queria ter alguem para dizer como ficou, mas ninguém prestou solidariedade e botei fé no meu taco mesmo.

Sinopse

Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá.

Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

Resenha

“Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio”. É com essa frase que choca que entramos no mundo criado por Scott Westerfeld. O que é feio para você? Hoje em dia, temos muitas coisas que poderiam ser feias. As variação do feio atual é muita. Em Feios vemos uma sociedade completamente diferente do que a que conhecemos. A nossa sociedade corroeu a muito tempo, por uma praga que abateu sobre o petróleo, uma matéria prima que está presente em 90% dos nossos objetos, ou seja, tudo foi destruído. E agora, anos e anos, séculos e séculos depois, há outra sociedade no nosso lugar, totalmente reciclável, econômica e ambiental. Eles não usam papel, não desmatam e tudo, exatamente tudo, é reciclado. Nesse ponto, Feios é um grande exemplo.

Nessa nova sociedade, quando todos completamos 16 anos, recebem uma cirurgia plástica que o transforma em uma pessoa perfeita. Olhos grandes e inocentes, cabelos sedosos, pele sem espinha, altura na medida certa e muita, muita festa. É isso que espera a Tally, uma garota que espera apenas 3 meses para que o seu tão esperado 16 anos chegue. Tally é uma Feia, ou seja, uma pessoa que não passou pela cirurgia ainda. De seu circulo de amigos, só Tally ainda esperava pelos seus 16, e a espera sozinha é ainda mais dolorosa.

É nesse momento que entra em cena Shay, outra feia como Tally a espera de seus 16 anos. As duas se tornam grandes amigas, e de repente a espera para Tally não é mais tão grande. Agora as duas invadem Nova Perfeição (a cidade onde os novos Perfeitos moram) juntas, Shay ensina a Tally a andar de prancha, um tipo de skate que flutua em cima de ferro, que tem em todo o subsolo das cidades, e as duas visitam a Ruína dos Enferrujados. Enferrujados somos nós, a sociedade que ruiu e a Ruína dos Enferrujados é o que sobrou de uma de nossas cidades.

Mas é agora que as coisas começam a desandar. Shay resolve desistir da operação, e para isso ela foge. Ela tenta levar Tally consigo, mas Tally não quer, ela quer ser perfeita, ela tem medo. Mas Shay está mesmo decidida a ir encontrar outros como ela, Feios que não querem ser Perfeitos, só que ela deixa um bilhete com Tally, um bilhete que só Tally consegue decifrar, para poder ir atrás dela se desistir.

Pegue a montanha para além da abertura,
até achar a longa e plana que procura.
O mar é gelado, procure o freio.
Na segunda, cometa um erro feio.
Após quatro dias, pegue o lado desprezado,
e busque nas flores os olhos de um inseto alado.
Quando encontra-los, aproveite a jornada.
Depois, na cabeça careca espere a alvorada.
Feios – Scott Westerfeld. Pagina 113

Mesmo lendo as dicas sempre, Tally não consegue ver sentidos nas palavras de Shay. Mas seguir esse bilhete nunca lhe passou na cabeça dela, até que os Especiais, um grupo de Perfeitos com feições cruéis, da-lhe a missão de ir atrás de Shay, ou ficará Feia para sempre. A visão de ficar Feia para sempre aterroriza Tally. E ela vai atrás de Shay.

O que até agora era totalmente monótono começa a pegar ritmo, mesmo sem diálogos, pois Tally está sozinha, você se vê correndo com Tally. Caindo por abismos, passando por incêndios, comendo macarrão instantâneo todo dia.

Esse livro é uma completa critica a sociedade onde veneramos a beleza, e que os superiores manipulam os mais fracos. Scott Westerfeld tem uma narrativa incrível, você consegue imaginar tudo com tanta perfeição que parece que estamos sendo sugado para dentro do livro. Nossos corações aceleram com os de Tally, ficamos de boca aberta com os lugares onde ela passa, quebramos nossa cabeça com o enigma de Shay, que só aos poucos conseguimos decifrar. O livro Pefeitos, sequência de Feios já está nas lojas de todas as cidades (menos da minha) há 2 meses. E agora, teremos a resposta da pergunta que está na capa do 2º livro: “O que acontece quando ser perfeito não basta?”

Poiison  Giirl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...