20 de dezembro de 2010

Retrospectiva - Vampire Academy #1 - O Beijo das Sombras


Sinopse

Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.



Não tenho duvida nenhuma que todo livro é importante para seu dono. Todos eles tem uma característica diferente que o marca como relíquia. Aquele que lhe fez chorar rios. Aquele que te fez arranhar as paredes de raiva – Lua Nova, Azul é Para Pesadelos. Aquele que te encantou tanto que não aguentava ficar sem ele debaixo dos braços nem por 5 segundos. E aquele. Sim, aquele. O primeiro. Aquele que marcará para sempre sua vida. Aquele que, por mais que venham outros e outros, nunca sairá do topo dos seus preferidos. E foi assim com meu O Beijo das Sombras. Ele foi o meu primeiro. A 1 ano atrás, minha mãe colocava em minha frente aquele embrulho com o tão desejado 1º livro YA. Eu vejo essa cena em minha mente como se fosse ontem, tão viva, tão maravilhosa.

Eu juro que acho que sou a única garota no mundo que ama a primeira versão da capa brasileira desse livro. Se não fosse por aquela capa, eu não teria conhecido a minha serie preferida. Eu ainda acho aquela capa linda, mesmo que os fãs mais antigos terem feito abaixo assinado e pedido para mudar a capa. A capa tem tudo haver com a historia do livro, o portão com o emblema SV da São Vladimir.

A historia também teve uma grande influencia para o desejo do livro. Uma garota que foge da escola com a melhor amiga que é uma princesa vampira para protege-la de vampiros do mal era bastante excitante para mim. E o nome era um atrativo a mais. Me entendam, eu havia conhecido o livro em uma dessas colunas de promoções que vemos em fansites de vez em quando, então eu não sabia nada, tinha meus 12 anos ainda, e não pesquisei, nunca havia lido na internet, nada. Então aquele nome, O Beijo das Sombras, mexeu muito comigo. E eu não sosseguei até ter o livro em minhas mãos.

Tenho que assumir que quando eu li VA a primeira coisa que aprendi sobre os livros, é que não se pode confiar muito nas sinopses e aprender a ser surpreendida. Não que a sinopse mentia – eu disse isso? – mas que eu tinha muita expectativa de como o livro seria, e ele foi para outro ângulo. Ei, eu não to reclamando também não! Pelo contrario, essa surpresa na escrita de Richelle Mead foi maravilhosa para mim. Amei como ela começou, amei como ela deu uma reviravolta no final. Amei as intrigas do meio. Em momento nenhum eu deixei de amar aquele livro. Eu sentia uma vontade enorme de apenas abraçar o meu livro, sentir as palavras da capa contra o meu peito. Sentir o livro seguro entre minhas mãos.

Sinceramente? É impossível não se apaixonar por O Beijo das Sombras. A perseverança da Rose, o jeito que a Lissa quer agradar a todos, os ensinamentos do Dimitri – pois com ele você vai aprender muito, é inegável que um dia você vá deixar de recitar seus ensinamentos de vida Zen – as cantadas do Mason, entre mil e uma coisas.

Se você ainda está em duvida se deve ou não ler VA, pare de preguiça e corra para a primeira livraria que ver.




Capas ao redor do mundo

 






Ps.: Eu tentei adicionar legenda nas fotos, mas eu não ficaria alinhado se eu colocasse legenda, então ai vai os nomes dos países, exatamente na ordem que os livros estão:

Korea - Estados Unidos - França
Reino Unido - Holanda - Indonésia
Itália - Japão - Portugal
Turquia - Eslovénia - Bulgária

Um comentário:

  1. Amei o post! Não tenho palavras pra descrever o que senti quando você descreveu a felicidade de ganhar VA.
    Beijos Stefie
    ~Na Minha Estante

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...