A algum tempo venho vendo em alguns blogs literários um livrinho bastante interessante que se chama Looking for Alaska (a pessoa do livro se chama Alaska, não o estado dos EUA). A capa é fabulosa e todo mundo estava muito empolgado com o livro. E todo mundo sabe que empolgação pega, eu fiquei empolgada também. E nestes últimos dias eu andei vendo um livrinho por ai chamado Quem é Você, Alasca? Claro que como boa observadora eu reparei a grande semelhança no nome com Looking For Alaska e tratei de investigar mais. E descobri algo que me deixou mais empolgada ainda. Era o mesmo livro de John Green. Ou seja, já temos esse grande campeão de criticas em nosso país com a nossa língua natal.
Quando voltou esse alvoroço da chegada do livro no país eu também tratei de 'olhar mais de perto'. O nome já temos muito do que reclamar. Como disse ali em cima, Alaska não é aquele estado dos Estados Unidos que mais parece ficar no Canadá e sim uma pessoa, e uma coisa que nos aprendemos quando começamos a ter aula de outras línguas, é que em nomes próprios nós não mudamos. E o Alasca com C é uma coisa imperdoável para muitos fãs do livro.
Outra coisa que eles reclamaram foi a capa. Eu não não achei ruim a mudança, pois não era apegada a capa original, apesar de ser bem bonita, mas eu também achei legal a capa brasileira. Ela não era perfeita, mas é bonita. Não é um horror como algumas capas que chegam no Brasil (vulgo: Calafrio). Eu ainda não li o livro, mas estou mais que anciosa para tê-lo em mãos e poder dizer a minha opinião sem me influenciar pelos outros blogs.
Sinopse
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.
Quem é Você, Alasca? (capa brasileira) |
A editora que trouxe o livro de Green para o Brasil foi a WMF Martins Fontes, a mesma que trouxe para nos Narnia entre outros.
Capa Americana |
Poiison Giirl
Nenhum comentário:
Postar um comentário