8 de dezembro de 2010

Resenha: Diarios do Vampiro - O Despertar - L.J. Smith

Não me venham dizer que esse livro é velho demais para resenhar, pois livro nenhum é velho para uma resenha. Esse livro não estava no meu plano, mas eu não resisti, foi tão empolgante reler-lo ontem que quase não aguentei deitar para dormir para fazê-la hoje. Mas como não dava para ficar acordada a noite toda fiz a resenha hoje mesmo. Espero que gostem.


Sinopse:


Em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com quatrocentos anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo. O adolescente de olhos verdes, rosto clássico escondem um passado sombrio e uma sede que não consegue controlar. Com ele, arrasta a memória de um amor perdido e um irmão que apenas deseja vingança. Em Florença, no Renascimento, Stefan e Damon Salvatore lutaram pelo amor da mesma mulher. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo. Diários do Vampiro – O Despertar é a introdução a um triângulo amoroso arrepiante: a história de dois irmãos vampiros que se odeiam e de uma garota que se vê dividida entre os dois.


Resenha:



Diarios do Vampiro é uma serie polemica. Foi lançada originalmente em 1990 – a 20 anos atrás – e só a pouco tempo foi lançada ao patamar da fama. Muitos dizem que essa fama é devido a febre Crepúsculo e outros pela serie de TV – eu aposto na mistura dos dois. A semelhança com Crepúsculo é gritante! Frases, parágrafos inteiros, cenários e até a historia é bastante parecida. Tanto que Lisa Jane Smith processou Stephenie Meyer por plagio. Eu não sei em que deu isso, mas criou uma rixa entre os fãs das duas series.


Eu mesma assumo que no inicio, quando não conhecia nada sobre a serie, não gostava nem um pouco dela. Mas como eu sou uma pessoa muito curiosa e gosto de conhecer meus “inimigos” eu resolvi ler o livro em agosto. Li ele bem rápido em alguns dias apenas. Minha opinião naquela época não mudou muito. Por que eu não via graça, e fiquei indignada, pois era mesmo semelhante a Crepúsculo – muito semelhante para meu gosto – e como fã assumida da serie de Meyer eu me negava a assumir plagio.

Mas como ouve partes muito legais eu resolvi reler. Dei mais uma chance ao livro. Digo que gostei mais dessa segunda leitura. Por que em 3 meses eu amadureci muito.

Não há como negar, a Lisa soube escrever. Fez uma mocinha com atitude, um herói/vampiro tentando achar um lugar entre as suas presas, um cenário simples entre outras coisas. As constantes cenas no cemitério da cidade – Fell’s Church – dão um toque mais sombrio a trama.

Elena, a personagem principal, me deixa com muitas duvidas. Muitas vezes ela se mostra com bastante atitude, um exemplo a ser seguido, mas depois que ela começa a ficar com Stefan ela fica mais frágil – não como Bella Swan, mas está quase lá. E isso me decepcionou bastante, e espero que em O Confronto as coisas melhorem para o lado dela.

Stefan é um dos meus personagens preferidos do livro, e isso por ter ignorado Elena logo nos primeiros capítulos – ela merecia isso – e pelo seu passado. Eu gosto dele por que eu sinto dó. Quem leu os livros é impossível não sentir pena, ele amava Katherine e assim que seu irmão – Damon – volta para casa ele começa a perder a amada. É triste. Mas uma coisa que eu não gosto nele é que ele fica se arrependendo de tudo. Nós podemos sentir pena sim! Mas você não Stefan, pare com isso cara! Bola para frente!

Damon é o meu personagem preferido. Ele quase não aparece no livro, mas quando aparece rouba a cena e você até se esquece que Stefan algum dia existiu. Ele é sexy, sombrio e letal. Ele é a personificação do mal. E é por isso que eu gosto tanto dele. É impossível não sucumbir a tanta perfeição e poder. Acho que ele é o perfeito vampiro. Mostra o verdadeiro lado daquelas antigas lendas, ele não tem medo de matar, não tem medo de causar medo e usa a sedução como a melhor arma.

Os vampiros em Diários do Vampiro é um personagem a parte. A cada livro que aborda esse mesmo tema vemos vários tipos de vampiros. Até dois livros de uma mesma autora pode ter dois tipos de vampiros – exemplo são os livros de Richelle Mead, Vampire Academy & Georgina Kincaid, os dois tem vampiros e vampiros diferentes. E os vampiros de Lisa Jane Smith é mais perto da verdadeira lenda do Conde Dracula. Eles viram cinza ao Sol e só podem sair com um anel, são super fortes e rápidos e tem vários poderes variados, como ler mentes e poder se transformar em qualquer animal.

Apesar de ainda estar contaminada com o preconceito criado por Crepúsculo a essa serie, esse foi um livro bom. O único erro de Lisa foi ter criado a segunda trilogia. Foi quando ela demonstrou não ser a autora madura e original e sim mais uma que seguiu a modinha dos vampiros.

Playlist




Diary of Jane – Breaking Benjamin
Down – Jason Walker
Any Other World - Mika

Capa Original
Mais Detalhes
Compre
Skoob
Poiison Giirl

5 comentários:

  1. AAAH, não li >_<
    Mas não li a resenha porque comprei o box com os livros e estou esperando chegar, Perdoa? ;)

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha, me deixou curiosa pra ler os livros!
    Apesar de ter um certo preconceito com saga crepúsculo e afins, darei um voto de confiança ao livro pois foi escrito antes dessa modinha de vampiro! hasuhuahs
    Sucesso com o blog!!!

    http://lizzyjenks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. P.S: Você me instigou a volta a ouvir Breaking Benjamin *-*

    ahsuihaiushiuahsiuiuahsiuas

    ResponderExcluir
  4. Nossa, excelente resenha! Falou tudo o que tinha pra falar ^^
    Sabe, plágio... Isso é complexo demais, porque QUALQUER autor que lê uma história a qual lhe agrade, acaba com vontade de escrever um livro também. E no calor de escrever acaba tirando ideias daquele livro que o instigou a escrever. E isso acontece naturalmente, não adianta.
    Se Meyer fez um plágio, L.J. Smith se aproveitou da febre vampiresca para fazer sucesso com seus livros. MAS, como eu adoro as duas séries, desde o começo, deixo pra lá essa história de plágio e finjo que são histórias totalmente diferentes {só finjo HAHA}
    Eu gosto muito mais da série de tv do que dos livros. Mas quando comecei a assistir a série, fiquei com sede de procurar informações, então devorei os quatro livros rsrs.
    "O único erro de Lisa foi ter criado a segunda trilogia." Concordo plenamente. Mesmo adorando os livros, Lisa poderia ter fugido da mordida dos vampiros =)

    P.S. Alguém teve a coragem de terminar de ler meu comentário-livro??? rs

    Bjoos'
    Lee Iauch - ϟ●•Giяl's•●ϟ

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...