2 de fevereiro de 2011

[Capas] Destino - Ally Condie

Se algum dia alguém me perguntar, de todos os livros que já vi, qual tem a capa mais bonita, responderei sem hesitar: Matched (Destino no Brasil). Acho que ninguém discorda, mas se discordar é coisa de opinião, ou então exista realmente algum livro com uma capa bem mais bonita do que a de Matched.

Eu já vi alguns livros em que a capa não tem nada haver com o livro e que mesmo sendo perfeita, não combina com a historia, ou não faz sentido olhando os outros da serie (Espera Rules) o que me deixa feliz quando eu vejo uma capa linda e que faz sentido. Matched é um desses. Tem tudo haver com a historia e todo o drama dos personagens - mesmo sem ter lido o livro ainda, além de deixar todos babando por ela.

Se você olhar para a minha estante - que nem estante é, meus livros ficam dentro do meu guarda roupa - você perceberá que a maioria dos meus livros tem uma base no preto. Parece que o preto também é uma cor coringa quando se fala de capa de livros. Eu não reclamo, pois também acho o preto bonito. Agora, quando sabem usar o branco, podem ter em mãos um tesouro em termos de design gráfico. Exemplo?? A própria capa de Matched.

Eu espero sinceramente que quem tenha feito essa capa saiba a coisa maravilhosa que fez. Como já disse, as pessoas gostam de usar o preto e também o vermelho, que é uma combinação fogosa, sexy e marcante. Para Matched usaram o branco, cinza quase branco e verde. Mesmo sendo cores claras e simples, elas marcam, e do mesmo jeito que o vermelho e preto chamam a atenção.

O desenho da capa também é um charme a mais - se é que se precisa de mais. A garota em uma redoma de vidro simboliza a prisão, alguém em busca da liberdade, seja qualquer liberdade que for. 

O titulo muitas vezes são bastante importantes para o design em si - por que será que alguém fará uma capa sem o titulo? Eu nunca vi - a cor também é verde, mas parece que está desaparecendo, como se estivesse fraco. E mesmo assim dá uma sensação de delicadeza. Eu amei isso.

Acho que se tem uma coisa que todos os bookaholics tem medo é quando os livros chegam ao Brasil. Algumas editoras fazem uma capa nova e acertam, outras usam a mesma capa e acertam, outras fazem uma outra capa e erram FEIO. Eu gosto quando fazem uma capa nova, mas também gosto muito quando usam a original. É como fazer um castelinho de cartas, você tem que saber o que está fazendo, se não tudo dá errado.

Acho que todos, assim como eu ficaram feliz quando descobriram que a Suma das Letras iria trazer Matched - com o titulo de Destino - para o Brasil. Eu fiquei super feliz, pois a segunda edição do livro A Mulher do Viajante no Tempo é da Suma e aquela capa é perfeita. Então é óbvio que eles continuaram com a capa original de Matched, só mudando o nome. Quem vai querer fazer uma capa nova quando se tem essa capa perfeita sem erro algum??


Apesar de ter mantido a capa original, a Suma só fez um errinho - nada muito grave - que foi ter colocado "Matched" em baixo do titulo. Isso foi realmente algo que não era preciso. Tem gente que nem liga qual era o nome original do livro, e algumas pessoas nem sabem disso. Mesmo por esse errinho a capa continua linda. Gostei bastante também deles terem "puxado" o T no titulo, deu um ar muito bonito ao livro.

Para quem não sabe, Destino vai estar nas livrarias em abril - parece muito, mas rapidinho chega lá - e já tem um blog próprio. Se quiser dar uma olhada, clique aqui. Apesar de não terem postado nada, eles estão fazendo um bom jogo de marketing, pois me encontraram pelo orkut do nada. Agora só espero que a tradução esteja tão boa quanto a capa.

Não achei nenhuma outra versão da capa além desta. É como eu disse antes, quem vai querer fazer uma capa nova quanto tem essa perfeita?
Versão Hardcover

O segundo livro - Crossed - ainda não tem uma capa, mas tem uma previa

Previa de Crossed - Matched #2

2 comentários:

  1. Oii, ah, também adorei a capa de Matched, ao contrário de Hex Hall, a editora preferiu conservar a capa que é maravilhosa, também achei desnecessário do Matched ali, mas enfim, melhor do que uma capa horrível, não é?

    http://myevery-thing.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A capa de Matched é, indiscutivelmente, linda, e o vestido verde tem muito a ver com a história!

    Fiquei super feliz que a Suma manteve a arte americana!

    Quanto ao "Matched"... É porque "Destino" não é a tradução literal de "Matched". Matched tem um significado que não dá pra traduzir em uma única palavra, nem duas... Eu gostei de terem chamado de Destino, after all, porque não consegui pensar em nenhum título que fizesse jus a Matched.

    --
    Maeva
    Murphy’s Library

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...