5 de fevereiro de 2011

Resenha: Oh. My. Gods. - Tera Lynn Childs

Sinopse: Quando a mãe de Phoebe retorna da Grécia com um novo marido e decide se mudar para uma ilha no Mar Egeu, os planos de Phoebe para seu último ano e temporada de corridas são história antiga. Agora ela precisa freqüentar a academia super exclusiva, onde a admissão depende de pedigree, ou seja, a ascendência de Zeus, Hera e outros deuses gregos. É isso mesmo, eles são reais, não mito, e seus descendentes são como os heróis clássicos — super inteligentes, super bonitos e com alguns superpoderes — e agora eles estão em sua equipe de atletismo! Armada somente com seu Nikes e a vontade de vencer, Phoebe corre para encontrar seu lugar entre os deuses.

Resenha


Oh. My. Gods.

Esse é o nome de um livro e também a minha reação ao ler ele.

Um livro precisa de muito pouco para me chamar a atenção, entre eles estão: Uma boa capa, uma boa sinopse e um bom elemento principal, pelo qual a historia gira ao redor. E mesmo com a perfeita capa e a perfeita sinopse foi o elemento que me fez largar todos os meus planos anteriores para correr atrás de Oh. My. Gods. Qual é o elemento? Mitologia Grega.

Bem, temos aqui um elemento usado por uma das minhas sagas preferidas, Percy Jackson. Mas isso aqui não é Percy Jackson. As duas series não têm nada haver uma com a outra, a não ser o fato que as duas usem Mitologia, mas elas a usam de maneira completamente diferente.

Em Percy Jackson temos uma mitologia completa, monstros, Deuses, Titãs, Satiros e outros seres. Em Oh. My. Gods. nós não vemos os Deuses, mas sabemos que ele existem. As pessoas não são filhos dos deuses, mas descendentes mais distantes deles. Em Oh. My. Gods. também não temos Titãs, monstros, satiros e todos esses seres. Ou seja, as – pouquíssimas – semelhanças acabam ali.

Oh. My. Gods conta a historia de Phoebe, uma Californiana de 16 anos, que mora com a mãe e tem duas grandes melhores amigas, Granola – que prefere ser chamada de Nola – e Cesca. As 3 sonham em cursar a USC – Universidade do Sul da Califórnia em tradução livre – juntas. Phoebe ama correr – ama tanto que até te empolga – vive pelas corridas, e sonha em entrar na USC com uma bolsa de corrida.

Phoebe é uma das minhas personagens preferidas. Ela é super engraçada, odeia perder, e luta até o fim para conseguir o que quer. Não chora a toa, não tem medo de lutar pelo o que deseja, mas também tem medo. Ela é uma personagem que é completamente humana, não é a perfeição, mas também não é cheia de defeitos. Ela tem a medida certa.

Eu amei o jeito que Tera Lynn Childs escreveu a historia, ela é envolvente. E você só fica satisfeito quando termina o livro. A única coisa que me deixou coçando a cabeça até o fim é o envolvimento de Damien e Valerie – a mãe de Phoebe. Ela foi para a Grécia por uma semana e volta com um noivo. Isso não faz sentido, então eu espero que Tera esclareça melhor isso no próximo livro.

Apesar de tudo, esse foi um livro incrível. E eu estou cada vez mais anciosa para poder ler Goddess Boot Camp.




Quotes

Isso é o que dói mais. Não é a aposta ou o negócio, ou nada disso.


É que eles estão certos sobre mim. Eu realmente sou tão fraca que eu iria cair.

Para uma pessoa que não tinha feito nada, mas me tratam como a escoria desde que eu comecei nesta escola estúpida, mesmo sem fazer muito esforço.

Eu sou patética, e é isso que realmente dói.

***

Eu tenho medo de descobrir que eu sou feita de nada mais do que alguns talentos e muita pouca determinação.

Como a minha T-shirt diz, sem coragem, sem glória.

***

“Hércules é meu antepassado.”

“Mas Hércules não é Romano?”

“O nome é”, diz Griffin. “Mas a maioria das pessoas nunca ouviu falar em Heracles. Até os Deuses deixaram de usar o nome séculos atrás.”

“Pensei que você descendia de Ares.”

“Descendo,” Ele resmunga. “Do lado da minha bisavó. Hércules está na linhagem do meu pai.”

“E…”

“Descendentes de Hércules são obrigados ao ato heróico quando alguém está em necessidade.“

Eu não podia ajuda-lo, então comecei a rir. Isso é a coisa mais engraçada que eu já ouvi. Ele realmente está me ajudando por que não pode parar.

Isso não tem preço.

***

“Quando começamos?”

“Essa noite”, diz ela de forma decisiva. “Vamos lançar a operação Anteros na Fogueira.”

“Anteros?”

“O Deus de vingar um amor não correspondido.” Nicole pisca e sorri torto. “Blake não tem a menor chance.”

***

“Isso é arrepiante.” Levanto e começo a andar de um lado para o outro. “Você casa com esse cara e muda para a Grécia para ficar mais perto do seu falecido marido?”

***

“Yeah,” eu digo pegando a sua mão e deixando ela me puxar para cima. Fico chocada quando ela não me solta no meio do caminho E me deixa cair de bunda. “Um prazer te conhecer.” Essas palavras saem com dificuldade da minha garganta apertada.

Daí ela quase me mata de susto me puxando para um abraço. Por cima de seu ombro, posso ver minha mãe pegar a mão de Damien e olhar para mim com orgulho, como se ele já pudesse nos ver fazendo noites de pijama, dividindo segredo e pintando as unhas uma da outra. Ela acha que já somos quase-irmãs.

Mas ela não ouve o que Stella sussurra no meu ouvido.

“Espero que você esteja pronta para viver um pesadelo, porque essa escola vai te mastigar, te cuspir, e mandar os pedacinhos de você que sobraram para Hades.”

Minha mãe sorri para mim.

Eu sussurro de volta, “Sobrevivi a lideres de torcida vacas, um ex-namorado galinha, e 5 anos de acampamento ‘Cross-Country’. Não estou com medo de uma mitologia antiga como horríveis luzes e com um nariz de Barbara Streiad.”

***

Certo. Me lembro de todas aquelas historias sobre Zeus e Apollo e os outros Deuses indo de um caso para o outro. Provavelmente há Mini-Deuses pelo mundo todo.

***

“Aquela é a mesa de Athena.” Anuncia, “Todos eles são grandes cérebros como Tyrovolas.”
Troy se inclina mais perto de mim e sussurra: “Nerds.”
Como se eu não desse conta. Como se óculos de lentes grossas e protetores de bolso não fossem indicadores suficientes, eles se encontram reunidos a volta de uma mesa discutindo sobre a troca de cromos. Os cartões brilham a cada movimento.
Fico com sensação que são cartas Pokémon.

***

"Esses", Nicole diz, apontando para a multidão surfista, "são os descendentes de Poseidon. A maioria de suas células cerebrais queimaram por muito tempo sob o sol. "




Segunda edição Americana. Apesar dela ser linda também, a outra é a minha preferida.




Segundo livro.

Um comentário:

  1. Eu sou louca pela Grécia, e consequentemente por sua mitologia... Já tinha visto o título em algum blog, mas não tinha me chamado a atenção. Agora o livro foi pra wishlist!

    --
    Maeva
    Murphy’s Library

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...