18 de fevereiro de 2011

Resenha: A Linha da Beleza - Alan Hollinghurst


A Linha da Beleza - Alan Hollinghurst

Um retrato da juventude yuppie dos anos 80 num dos templos de sua consagração, a Inglaterra de Margaret Thatcher, a Dama de Ferro do neoliberalismo. Esse é o pano de fundo do romance A linha da beleza, que consagrou o romancista britânico Alan Hollinghurst com o Booker Prize de 2004, englobando todos os países da Comunidade Britânica e a Irlanda. A trama se desenvolve em 1983 ao redor de Nick Guest, um jovem de 20 anos, recém-saído da Universidade de Oxford e fazendo doutorado em letras.

Resenha

Se tem uma coisa que eu adoro é a surpresa. Quando se é surpreendido as coisas se tomam um gosto muito melhor. E foi esse um dos motivos que eu amei A Linha da Beleza.

Quando eu peguei o livro eu não sabia nada. Exatamente, nada sobre ele. Eu o vi em uma biblioteca que tem no canto do cinema da minha cidade porque o nome e a capa me encantou. Enquanto eu esperava os portões da sala do cinema abria eu fui checar o livro, olhei na contra-capa e não vi sinopse. Abri o livro nas primeiras paginas e o que vi foi um quote de Alice no País das Maravilhas. Abri nas ultimas paginas e apenas vi alguns lançamentos da Nova Fronteira. As orelhas eram apenas continuações da capa. Ou seja, eu não sabia absolutamente nada sobre esse livro e mesmo assim arrisquei.

E não errei. Demorei uma década para terminar o livro – ta, não tanto, foram alguns meses – mas no final eu quase me matei por tê-lo jogado para trás por tanto tempo. Eu sempre colocava outros livros na frente dele e teve um bom tempo que eu havia até perdido onde havia parado. Mas agora, no fim das férias, motivada pela minha engatada nas leituras, eu me reanimei e terminei esse romance de Alan Hollinghurst.

O romance me surpreendeu desde o inicio, e muitas vezes no inicio eu fiquei espantada com o que lia. Pela primeira vez na vida eu tinha um romance gay na mão. Eu era bastante infantil quando comecei a ler esse livro – olha como a gente muda em alguns meses – então eu ficava chocada com as coisas que lia. Mas com o tempo fui me acostumando com essa visão do mundo. Alan traz Nick Guest como nosso protagonista, um estudante de Oxford que veio do interior e pela sua amizade com Toby Fedden consegue um convite deste amigo para morar na sua casa. O livro é dividido em 3 partes, O Acorde do Amor, A Quem Pertence Essa Sua Beleza? e O Fim da Linha. O Acorde do Amor é o pontapé inicial, mostrando Nick em seu inicio na vida Londrina. A Quem Pertence Essa Sua Beleza? é a parte em que mostra um Nick um pouco mais maduro, mas mesmo assim é a parte em que ele está mais atrevido e inconseqüente. Agora O Fim da Linha tem um ar de realmente o fim, pois toda a “linha da Beleza” de Nick começa a desmoronar.

A narração de A Linha da Beleza é feita em 3ª pessoa, mas segue Nick o tempo todo. É impossível não se importar com Nick, o autor te envolve com o livro de uma maneira que as vezes você se imagina vivendo na Londres da década de 80.

Além do tema polêmico da homossexualidade, Alan envolve as drogas e mais a frente o tema da Aids. Hollinghurst não os trata com uma deferência que alguns autores fazem quando tratam destes assuntos, mas como se fosse algo comum e corriqueiro.

A Linha da Beleza é um livro que irá me marcar para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...