2 de fevereiro de 2011

Resenha: Evernight #1 - Noite Eterna - Claudia Gray

Sinopse: Claudia Gray, autora que vem conquistando jovens do mundo inteiro, apresenta personagens convincentes em uma narrativa de tirar o fôlego em Noite eterna. Bianca acaba de deixar a sua cidade natal e é a aluna nova em um misterioso colégio, onde seus colegas parecem perfeitos demais para ser verdade. Ela se sente como um peixe fora d´água até conhecer Lucas, outro solitário. A química entre os dois é irresistível e Bianca se vê disposta a arriscar tudo para ficar com ele.

Mas alguns segredos obscuros vão ficar no caminho do casal e farão a jovem questionar tudo em que até hoje acreditou. Este é o primeiro de quatro volumes da série Noite Eterna que a Editora Planeta traz ao Brasil.

Resenha



Vampiros podem ser considerados uma modinha que já esfriou, mas é inegável que ainda vemos livros muito bons sobre esse mesmo tema por aí. Quando Noite Eterna chegou ao Brasil, os vampiros estavam em alta, o que foi bom marketing para o livro. Eu, como uma bookaholic assumida quis ler o livro assim que vi aquela capa perfeita – ninguém pode negar que essa capa é linda. Mas assim como vários livros da minha estante no skoob, se ele não for aquele que desejo mais que desesperadamente, vai demorar um bom tempo para que eu possa lê-lo. E foi assim com Noite Eterna. Bem, até a semana passada, quando consegui botar a mão em um exemplar.

Eu sempre aproveito as oportunidades que tenho. Com a compra de meu segundo exemplar de Wake, tive a oportunidade de conseguir qualquer outro livro, a partir de troca. Eram tantas opções que me sentia afogada. Mas quem não se sentiria assim?? Temos um mar de opções quando se fala de livros. Mas a minha maior dificuldade foi achar alguém que não tinha Wake e que o desejava. Mas assim que achei, não perdi a oportunidade. E assim botei minhas mãos em Noite Eterna.

Algumas pessoas disseram que eu havia feito um mal negocio. Uma pontinha de arrependimento chegou a passar para mim, só que não me afetei. Eu não havia lido o livro, não é hora de tomar decisões precipitadas.

Noite Eterna é realmente um livro muito bom. Não é perfeito, mas é uma leitura bem gostosa. Em que a cada capitulo Claudia Gray nos mostra que ela nos enganou direitinho e escondeu coisas muitíssimo importantes de você. Em certo momento eu fiquei irritada com isso, pois parece que tudo muda de repente. Até metade do livro a narração vai fluindo de uma maneira, até que aquele segredo – que a narradora sabia desde o inicio e fazia parte de seu cotidiano desde sempre – é revelado para outra pessoa e ela passa a falar mais dele, de maneira que a narração vem em outra forma. Isso me irritou. Mas como ainda faltava meio livro para terminar eu fui seguindo.

Não me arrependo nem um pouco de ter trocado Wake por Noite Eterna. Foi uma boa escolha.

Eu gostei de Noite Eterna. É uma boa quando os “papeis se invertem”. Ele tem um final surpreendente, mas até não tão surpreendente assim para quem fez a burrada de ter lido a sinopse do próximo livro muito antes de ler o livro. Os personagens de Noite Eterna são bem formados, mas as vezes acho que ela poderia ter dado uma atenção maior para alguns personagens, como Patrícia e Raquel.

Outro motivo que me levou a ler Noite Eterna foi um conto da mesma autora que estava no livro Imortal. O tal conto era Livre que se passa no século XVIII ou XIX, em que temos como personagem a mesma Patrícia que citei aí em cima. Foi super interessante ver ela em uma nova perspectiva.

A narração é completamente e unicamente em primeira pessoa, pela Bianca. Algumas narrações me encantam, sejam em primeira pessoa ou terceira. Mas algumas são tão simples – não estou dizendo ruim, mas apenas normal, nada de mais interessante para acrescentar – que não se destacam de algumas outras. Bianca viveu a vida inteira em uma redoma, em uma cidade de interior, e mesmo a perspectiva de viver em um internato de renome lhe assusta. Acho que isso lhe deu uma aparência frágil que é completamente e única dela.

Ela é um daqueles personagens que você quer cuidar para que o mundo não o afete muito. Ela é frágil e delicada, mas é corajosa. Não tem medo de jogar tudo para o auto por algo que acha certo. Apesar de ficar pensando o tempo todo que isso não é certo, e por isso ter um medo que lhe toma o tempo todo. Ela não é um daqueles personagens que de tão frágeis e bobinhos são patéticos, mas quase chega a ser.

Vi uma leve semelhança dos vampiros de Noite Eterna para os vampiros de Diários do Vampiro. Talvez seja por que elas – as autoras – se basearam em uma mitologia parecida para fazer seus livros.

Agora espero que Caçadora de Estrelas seja um pouco melhor, para assim Claudia Gray realmente provar que é uma grande escritora como me mostrou em Livre.

Quotes

- Ele estava de debruçando sobre você. Te ameaçando.


- Eu estava lhe mostrando as estrelas! – abracei-me, tentando me aquecer. – Você achou que ele ia me beijar?

- Não.

- Mentiroso.

Pagina 126 – Capitulo 7




A serie


Brasil


E.U.A


Espanha


Portugal



Países Desconhecidos

5 comentários:

  1. gostei das capas extrangeiras e adoro essa série, o último livro que eu li dela lançado aqui, me deixou sem fôlego!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  2. Oie.

    Vim fazer a minha visitinha semanal e ver meu selinho... e Devo dizer que esse que você fez para o Recém Criados esta lindo. Se eu tivesse visto antes teria copiado a idéia... fostei muito.

    To fuçando seu blog...

    Beijinhos isis

    ResponderExcluir
  3. Muiiitissimo obrigada querida. Eu fiz um novo por que eu sempre faço um barner para ficar todos parecidos e bonitinho lá na pagina das Parcerias. Fiquei super feliz com o teu comentario.

    Fuce a vontade pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Oii, desde que vi o livro me interessei muitíssimo! Ainda não tive a oportunidade de ler, me sinto meio afogada num mar de livros vampirescos! Quero ler com certeza, mas acho que vai demorar muito pra eu comprá-lo. Apesar de tudo, achei a resenha maravilhosa! E o que mais gostei foram as capas estrangeiras.

    http://myevery-thing.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu estou com Noite Eterna e Caçadora de Estrelas na estante...
    Com muita vontade de ler!!!

    Adorei as capas "desconhecidas 2 e 3"


    Lica
    Sobre Amores e Livros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...