29 de abril de 2011

[Resenha] Jogos Vorazes #1 - Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Tentar fazer uma resenha justa daquele livro que é uma febre mundial e que a cada dia crescem as noticias e novidades sobre ele é um pouco difícil. Ainda mais difícil quando você percebe que a febre já te alcançou. Sim, a resenha de hoje é de Jogos Vorazes! E que os Jogos Vorazes comecem!

Jogos Vorazes, por Suzanne Collins
Editora Rocco
400 paginas
Minha Nota: 5

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Eu não sei se já disse com vocês que odeio quando alguém não para de falar de algum livro que eu nunca ouvi falar e ficam me enchendo, dizendo que eu preciso ler, que é o melhor livro do mundo, e quão maravilhoso ele é. Mesmo fazendo isso com um monte de gente, isso me irrita ao extremo. E pode ocasionar de odiar o livro, antes mesmo de saber melhor sobre a trama. Eis aqui o motivo de eu já ter odiado Harry Potter, Crepúsculo, Percy Jackson e, claro, Jogos Vorazes. E como aconteceu com todos esses livros, eu descobri que estava errada e que Jogos Vorazes é sim, maravilhoso.

Suzanne Collins acabou com a America do Norte e criou para o seu futuro Panem. Um país pobre, sucumbido ao poder da Capital, que para mostrar ainda mais a sua força, todo ano obriga uma menina e um menino dos 12 distritos a lutarem até a morte nos Jogos Vorazes. E para quê isso? Apenas por pura diversão. Se eu tinha odiado Gatlin (leia a resenha de Dezesseis Luas), a Capital é mil vezes pior.

Katniss vive no Distrito 12, o mais empobrecido distrito de todos, e ao ver sua irmã ser escolhida para os Jogos Vorazes se oferece em seu lugar. Katniss é quem narra o livro, e é uma garota que só pensa em sobrevivência. Seu pai morreu quando ela tinha apenas 11 anos e desde lá ela foi obrigada a caça para sustentar ela, a irmã e a mãe. Katniss sabe o que é fome, Katniss sabe o que é pobreza, Katniss sabe o que é viver com muito pouco, e é por isso que Katniss é a favorita para os Jogos Vorazes. O único defeito dela é ser cega para alguns detalhes bobos, e mesmo esse defeito me irritando eu ainda dei 5 para Jogos Vorazes.

O outro tributo escolhido para os Jogos Vorazes é Peeta Mellark o meu sonho de padaria filho do padeiro do Distrito. Ele é, de longe, um dos personagens mais fofos de toda a ficção. Quem aí quer o Peeta Mellark para si?? Podem tirar os olhos, o sonho de padaria é meu!! #EgoistaModeOn.

Gente, eu tenho que dizer. Eu estava um nervo enquanto lia Jogos Vorazes. Suzanne manipulou muito bem as minhas emoções. Eu chorava, ria, chorava de novo, e sorria chorando. Tinha momentos que não dava para continuar lendo, porque eu estava tremendo. Fazia muito tempo desde que um livro tinha tal reação em mim, parabéns por isso Collins.

Eu já comecei a ler Catching Fire (Em Chamas aqui no Brasil) e digo que o livro é tão bom quanto o primeiro. Se você ainda está em duvidas se deve ou não ler esse livro, saiba que ele passou no meu teste. : )


Quotes

[...] Então ele lança um sorriso em minha direção que parece tão genuinamente doce e com a quantidade exata de timidez, que um inesperado fervor toma conta de mim. 
Um sinal de alerta reverbera em minha cabeça. Não seja tão idiota. Peeta está bolando uma maneira de te matar, lembro a mim mesma. Está te seduzindo para te transformar em uma presa fácil. Quanto mais simpático aparenta ser, mais mortífero será.
Mas, como duas pessoas podem jogar esse mesmo jogo, fico na ponta dos pés e beijo seu rosto. Bem no hematoma.
Pagina 81 – Capitulo 5

Um comentário:

  1. Curti ! mas, já vi muita gente dizendo que o livro não manipula tanto assim (vc deve ser muito mais sensível). Então um conselho: fique um pouco mais neutra nas resenhas, vc demonstra muito a sua devoção e isso prejudica o leitor, porque as vezes, se trata de uma questão relativa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...