27 de abril de 2011

[Resenha] As Crônicas dos Kane #1 - A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan

Não é segredo para ninguém que Rick Riordan já um exemplo na hora de incluir mitologias antigas no sec. XXI. Já foram uma serie inteira com o tema de Deuses Gregas, uma serie ainda sendo escrita com os Deuses Greco-Romanos e agora uma serie com os Deuses Egípcios. É, Rick Riordan nasceu na época errada.


A Pirâmide Vermelha, por Rick Riordan
Editora Intrínseca
445 paginas
Minha Nota: 5


Sinopse: Desde a morte de sua mãe, Carter e Sadie viveram perto de estranhos. Enquanto Sadie viveu com os avós, em Londres, seu irmão viajava pelo mundo com seu pai, o egiptólogo brilhante, Dr. Julius Kane.

Uma noite, o Dr. Kane traz os irmãos juntos para uma experiência de “pesquisa” no Museu Britânico, onde ele espera para acertar as coisas para sua família. Ao contrário, ele liberta o deus egípcio Set, que expulsa-lo ao esquecimento e forças das crianças a fugir para salvar suas vidas.
Logo, Sadie e Carter descobre que os deuses do Egito estão acordando e, o pior deles – Set – tem a sua visão sobre o Kanes. Para detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa viagem em todo o mundo – uma busca que traz os cada vez mais perto da verdade sobre sua família e seus vínculos com uma ordem secreta que existiu desde o tempo dos faraós.


Eu sou uma pessoa um tanto suspeita para falar de qualquer obra de Rick Riordan. O livro pode ter sido uma merda que eu ainda vou bajular esse cara. Por que? Porque ele escreveu uma das series mais importantes da minha vida. E mesmo assim, antes de ler esse livro, eu não estava muito animada não. Então, a primeira coisa que eu fiz depois de ter lido esse livro foi me ajoelhar e pedir perdão a Rick Riordan, por ter duvidado dele.

Estamos acostumados com os Deuses antigos desde Percy Jackson, mas o conceito dos Deuses aqui é completamente. Aqui nos não temos semideuses e nem nenhum tipo de descendentes deles. Aqui você não idolatra os Deuses, aqui você aprende a lutar contra eles.

Sadie e Carter Kane são irmãos, mas vivem separados desde a morte da mãe deles. Sadie vive com os avós em Londres e Carter vive viajando com pai, que é egiptólogo e não para em lugar algum. Mesmo sendo irmãos, eles vivem como estranhos e são obrigados a agirem como uma família sempre que se encontram – duas vezes por ano. Mas tudo muda quando o pai deles, na visita semestral a Sadie explode o British Museum e os Deuses Egípcios são libertados. E isso não é legal.

Agora Sadie e Carter vão ter que arrumar um jeito de salvar o pai e os Estados Unidos em uma viagem por todo o Mundo! E eles vão ser perseguidos por morcegos, monstros estranhos, estatuas de barro e tudo o que a imaginação de Riordan mandar – e ela é muito boa viu?

O livro é escrito em primeira pessoa e Carter e Sadie se revezam para contar os fatos a cada dois capítulos. Adorei a narração dessa maneira, porque o que um não poderia contar, o outro faz isso. Rick Riordan mostra mais uma vez que é mestre em tornar algo chato da escola a uma obsessão.

Rick Riordan, eu te amo por isso.



Quotes

Eu já tinha ido ao British Museum antes. Na verdade, já tinha estado em mais museus do que eu gostaria de admitir. Isso me fazia parecer um nerd completo.
[Essa é Sadie ao fundo, gritando que eu sou um nerd completo. Obrigado, irmã.]
 Pagina 24 – Capitulo 2

Dr. Martin, quero que conheça Carter e Sadie.
- Ah! Seu filho, obviamente, e... – O curador olhou hesitante para Sadie. – E essa jovenzinha?
- Minha filha – respondeu papai.
Paginas 24/25 – Capitulo 2
Tinha medo de tentar, mas pensei: Hórus?
Bem, já era hora, disse a voz. Olá, Carter.
- Ah, não – falei, sentindo o pânico dominar meu peito. – Não, não, não. Alguém me traga um abridor de latas. Tem um deus preso na minha cabeça.
Pagina 194 – Capitulo 18

- Deve ter seguranças – avisou Bastet. – E armadilhas. E alarmes. Pode apostar que a casa está cercada de encantamentos para impedir a entrada de deuses.
- Magos são capazes disso? – perguntei.
Imaginei uma enorme lata de inseticida com o rótulo Espanta-deus.
Pagina 199 – Capitulo 18

Chegamos a base da pirâmide. Felizmente, o lugar estava vazio. A ultima coisa que eu queria era minha morte constrangedora provocada pelos morcegos de frutas postada no YouTube.
 Pagina 209 – Capitulo 19
O animal Set me olhou com seus olhos brilhantes.
Muito bem!, Hórus manifestou-se. Vamos morrer com honra!
Cale a boca, pensei.
Pagina 238 – Capitulo 22

- Quer dizer que não me conhece? É claro que sou Tot. Também chamado de Djehuti. Também chamado...
Sufoquei o riso.
- Já-hooty?
Tot pareceu ofendido.
- Em egípcio antigo, esse nome é perfeitamente ok. Os gregos me chamavam de Tot. Mais tarde, eles me confundiram com o deus deles Hermes. Tiveram até a ousadia de mudar o nome de minha cidade sagrada para Hermópolis, embora não fossemos nada parecidos. Se conhecesse Hermes...
Pagina 254 – Capitulo 23

Khufu corria atrás deles, agitando os braços e gritando para empurrá-los para mais longe da margem. Eu não sabia se eles estavam fugindo do crocodilo ou do macaco louco, mas, desde que continuassem correndo, não fazia diferença.
Pagina 336 – Capitulo 30
Ela é quase tão irritante quanto você, eu disse a Hórus.
Impossível, ele respondeu. Ninguém supera Hórus.
Pagina 365 – Capitulo 33

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkk,
    muito bom!
    Devo dizer que eu mesma sou super nerd quando se trata de Harry Potter,Percy Jackson e As Crônicas dos Kane.rsrsrsrsrs.E devo dizer que eu amo de paixão os livros do Rick,e que eu tambem achei o livro quando ganhei,uma bosta de tédio,mas quando eu li a metade do livro ja tinha me mijado de tanto rir Deste livro,que agora é meu favorito sem mais nem menos :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...