4 de abril de 2011

[Resenha] Divã - Martha Medeiros

Divã - Martha Medeiros

Divã, de Martha Medeiros
Editora Objetiva
169 paginas

Sinopse: Divã conta a historia de Mercedes – uma mulher com mais de 40 anos, casada, com filhos –, que resolve fazer analise. O que começa como uma simples brincadeira acaba por se transformar num ato de libertação: poético, divertido devastador.

Primeira novela da poetisa e cronista gaucha Martha Medeiros, Divã é o relato emocionante de uma mulher que se descobre falível: capaz de ter sentimentos contraditórios, paixões voláteis e emoções a flor da pele.

Resenha

Literatura brasileira. É realmente um assunto polemico. Muitas pessoas tem um preconceito inexplicável por essa literatura, outros defendem até a morte, e existem até aquelas pessoas que nem sabiam que isso existe. Eu gosto da literatura brasileira, porque temos que valorizar o que sai de nossas terras, e porque temos muitas coisas boas ao nosso redor.

Divã é o livro de Martha Medeiros, uma gaúcha com 18 livros publicados. Em Divã, Martha dá a vida a Mercedes, uma mulher com mais de 40 anos que começa a fazer psicanálise para simplesmente se entender e entender suas atitudes.

O livro é narrado pela própria Mercedes, e o que vemos é apenas as sessões dela, o que ela conta ao Lopes, o medico. Não senti falta dos diálogos comuns e nem nada, pois Mercedes é uma mulher bem transparente, diz tudo sem medo de ferir ou qualquer coisa. Eu adorei Divã. Você tem uma verdadeira lição de vida com ele. Mercedes tem gostos e maneiras de pensar maravilhosas. É incrível quando ela fala da relação com o marido, que mesmo tendo caindo na mesmice, ela sabe que eles não conseguiriam viver em um mundo onde o outro não exista.

Eu não sei falar bastante sobre esse livro, eu o terminei ontem a noite, e sempre que eu termino um livro que eu gosto, eu fico um pouco desnorteada e não consigo falar muito sobre ele. Apenas que Martha Medeiros acaba de entrar para o grupo dos melhores autores da minha vida, e que Divã é um dos livros mais recomendados da minha vida.

Quotes



Somos todos virgens, Lopes. Virgens antes do primeiro beijo, antes do primeiro dia que andamos de taxi sozinhos, antes do primeiro emprego. Quem morre sem nunca ter ido a Veneza, sem nunca ter tido um filho, sem nunca ter amado, morre virgem igual, mesmo tendo transado com a cidade inteira. Somos sempre virgem de alguma coisa que ainda não nos conheceu.





Pagina 22 – Capitulo 5



Eu gostava dele, mas passava longe de amor. Era só atração, se é que é possível dizer atração, porque era uma atração gigantesca. Eu não concordava com a maioria das opiniões dele nem ela com as minhas, mas, ao nos tocarmos, anulávamos os significados das palavras, voltávamos para o tempo das cavernas, onde só havia grunhidos e beijos. Os beijos mais espetaculares da terra, beijos de sangrar gengivas, de esquecer onde se está. Eu estava no banco de um carro que não lembro a marca, mas era apertado. No colo de um motorista que não sei se possuía carteira de habilitação, mas sabia atravessar um sinal como ninguém. O cara não pedia licença, ia entrando com língua e dedos: o resto eu continha com o que sobrava de juízo. Sofria e gozava, sofria e adorava, sofria e queria mais.



Paginas 21/22 – Capitulo 5



Ela é romântica como uma adolescente. Visceral. Caótica. Ela chora como uma menininha. Cria diálogos tão convincentes durante suas madrugadas insones que chega a acreditar que eles aconteceram. Viajadona. Doce. Áspera. Virginal. Ela me enlouquece. Ela determina a hora de voltar pra casa, e eu aguardo por ela com uma ansiedade quase sexual. Quem está apaixonada, Lopse? Ela por ele? Eu por ela? Ou tudo não passa de um sentimento solto, sem dono, caçoando de todos nós neste consultório?



Pagina 76 – Capitulo 22



Não era amor, era sorte. Não era amor, era uma travessura. Não era amor, era sacanagem. Não era amor, eram dois travesseiros. Não era amor, eram dois celulares desligados. Não era amor, era de tarde. Não era amor, era inverno. Não era amor, era sem medo. Não era amor, era melhor.



Pagina 82 – Capitulo 24



Ela não havia terminado sua declaração de amor quando comecei a sentir ódio de mim. Quem era a mulher por quem ela dizia ter tanta admiração? Quem a havia acolhido, quem era gentil, quem era um sucesso em pessoa? Quase abri a porta para conferir o numero do apartamento: uma de nós estava no lugar errado.



Paginas 108/109 – Capitulo 33



Não gosto de nada que é raso, de água pela canela. Ou eu mergulho até encontrar o reino submerso de Atlântida, ou fico a margem, espiando de fora. Não consigo gostar mais ou menos das pessoas, e não quero essa condescendia comigo também. Pareço transparente e azul, mas é tudo anilina, sou uma praia de cartão-postal. Queria poder dizer a essa mulher de pernas cruzadas e costas eretas que se ela fosse mesmo minha amiga estaria estirada no sofá, com as pernas em cima da mesinha de centro e pedindo que eu colocasse um disco. Que se ela fizesse parte do meu mundo, não estaria usando essa echarpe rosa-bebê nem teria exagerado tanto no perfume, e muito menos falaria o português correto. “Eu lhe admiro tanto, Mercedes.” Amigas não usam lhe. Amigas morrem de rir, mesmo em velório. Amigas debocham, liberam, recordam, comentam, confessam, perdoam, comungam e exorcizam fantasmas com litros de vinho branco. Duas amigas e uma tarde livre é o paraíso. Não ficam olhando para o relógio como eu e essa estranha.



Paginas 109/110 – Capitulo 33



Lopes, madrugada é para quem tem gás, e eu sou movida a energia solar.



Pagina 117 – Capitulo 35

4 comentários:

  1. Oi (: vou te passar o codigo de rastreamento do livro: RM260563211BR
    Desculpa a demora, é que eu fiquei em duvida se deveria esperar receber o teu endereço pela editora ou enviar por conta propria... aí falei com a Fabi e ela pediu pra eu mandar email, no final fiquei esperando e chegou só esse final de semana, mas no próximo livro serei mais rápida, prometo (yn)
    E ah, espero que ele chegue bem hihi e que você goste (:

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário no meu blog.

    Aliás, adorei o seu!
    Já estou seguindo.
    Amanhã passo para ler mais posts.

    Karla

    ResponderExcluir
  3. para mim o livro é ótimo e bem humorado, inteligente e a adaptação para o cinema foi bem feita sem, sem muitos erros fielmente ao livro ...

    adorei seu blog e estou seguindo :)
    http://leiturait.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. eu não sabia que tinha um livro xD
    eu tenho uma amiga que é louca por Divã...huunn ele entrou pra minha lista de leitura xD

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...