31 de março de 2011

[Resenha] Percy Jackson & Os Olimpianos #1 - O Ladrão de Raios - Rick Riordan

O Ladrão de Raios - Rick RIordan

Sinopse:  Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Resenha

A mais ou menos 2 anos atrás, tinha uma garota que tinha acabado de conhecer o fenômeno Crepúsculo, que era uma louca ciumenta e apaixonada por Harry Potter e sempre suspirava pro Edmundo Pevensie toda vez que via algum filme de Narnia. Bem, essa era eu em 2009. Devo dizer que pouca coisa mudou de lá para cá. Eu ainda gosto do fenômeno Crepúsculo, eu ainda sou uma louca ciumenta e apaixonada por Harry Potter e ainda suspiro por Edmundo Pevensie (que num futuro próximo descobri que era Skandar Keynes quem fazia o seu papel, então passei a suspirar por ele). E no dia 21 de julho desse mesmo 2009, essa mesma eu leu um texto um pouco triste, sobre uma nova serie de livros.

Bem, estou falando do meu primeiro contato com a serie Percy Jackson. Não esperem nada muito feliz, como amor a primeira vista, que logo depois de ter lido o tal texto eu comprei o livro e enlouqueci. Não foi bem assim.

O tal texto que li, foi um texto que eu li em uma comunidade de Harry Potter. O texto dizia algo como: Hollywood encontrou um substituto para Harry Potter. E o tal substituto era Percy Jackson. Como eu disse anteriormente, duas vezes, eu sou uma “louca ciumenta e apaixonada por Harry Potter”. Então a menção de que chegou alguém para substituir Harry Potter não foi o melhor marketing para Percy Jackson, certo? E não foi mesmo. Desde aquele dia eu passei a odiar completamente essa serie, o filme ou o livro.

Só que a garota curiosa que eu sou não agüentou muito não. Bem, primeiro porque toda vez que eu via a imagem do Logan Lerman, me via uma vontade de ir ver o filme, mesmo com aquela primeira impressão. Mas de julho – que foi quando eu li o texto – para janeiro de 2010, eu amadureci muito, e o preconceito meio que me deixou. Ou seja, logo que lançou o filme eu fui ver. Gostei, e assim que pude eu li o livro.

O filme, para mim é um aborto. Sem noção, eu nunca vi uma adaptação tão ruim. Costumo dizer, os efeitos, os atores, os cenários, e até o enredo como um original é ótimo, mas se colocarmos que é a adaptação do livro de Rick Riordan, é uma m****a.

O Ladrão de Raios conta a historia de Percy Jackson, um garoto nova-iorquino, dislexo e com déficit de atenção e hiperatividade, que ama a mãe e tem um padrasto horrível. Até que ele é levado a força a um lugar mágico chamado Acampamento Meio-Sangue e se descobre filho de algum Deus Grego. Isso mesmo, Deus Grego. Eles ainda existem no século XXI, e atualmente vivem nos Estados Unidos, mais necessariamente acima do Empire State Building.

E quando Poseidon, o Deus dos Mares, o declara como seu filho, Percy ganha a missão de ir resgatar o raio mestre de Zeus, que foi roubado, no Submundo. Na companhia de Annabeth, outra semideusa filha de Atena, e Grover, um satiro, eles atravessam os Estados Unidos.

A historia é toda contada em primeira pessoa, pelo Percy claro, e as melhores tiradas é desse livro! Impossível não se pegar rindo muito com as coisas que Percy pensa e passa.

“Olhe, eu não queria ser um meio-sangue.

Se você está lendo isto porque acha que pode ser um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo. Acredite em qualquer mentira que sua mãe ou seu pai lhe contou sobre seu nascimento, e tente levar uma vida normal.

Ser um meio-sangue é perigoso. É assustador. Na maioria das vezes, acaba com a gente de um jeito penoso e detestável.

Se você é uma criança normal, que está lendo isto porque acha que é ficção, ótimo. Continue lendo. Eu o invejo por ser capaz de acreditar que nada disso aconteceu.

Mas, se você se reconhecer nestas paginas – se sentir alguma coisa emocionante lá dentro –, pare de ler imediatamente. Você pode ser um de nós. E, uma vez que fica sabendo disso, é apenas uma questão de tempo antes que eles também sintam isso, e venham atrás de você.

Não diga que não avisei.”


Pagina 9 – Capitulo 1

O Ladrão de Raios é um livro viciante, e você só fica feliz quando acaba a ultima pagina. Rick Riordan está entre os meus 4 autores preferidos, e Percy Jackson atualmente é o meu vicio mais presente.

Se você ainda não conhece a saga de Riordan, vá agora ler os livros.


Quotes

- Por que você não pode fazer uma oração dessas para nós? – perguntei.


- Só funciona com animais.

- Então só iria afetar Percy – ponderou Annabeth.
Pagina 265 – Capitulo 16

A Serie





 Estados Unidos




 Brasil (incluindo capa especial de O Ladrão de Raios com o poster do filme)

3 comentários:

  1. AMEEEEEEEEEEI, TIJOLINHAAAA!!! MUITO BOOOOOOOOOOOM!!!!!!!

    "Percy Sei Lá Das Quantas..." KKKKKK'. Excelente, mesmo :)

    ResponderExcluir
  2. É, essa série é muito boa ;)
    Eu adorava as tiradas que a Annabeth com o Percy, eu ria bastante :)

    Bjus.

    ResponderExcluir
  3. Não EXISTE como comparar aquele filme grosteco com os livros. Não tem nada que bata, sério, é MUITO bizarro o que fizeram com aquele roteiro.

    Acho a comparação com Harry Potter bem nada a ver—mania desse povo de comparar uma série com a outra!

    Beijocas,
    Guta
    Murphy's Library

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...