9 de julho de 2011

[Resenha] Os Lobos de Mercy Falls #2 - Espera - Maggie Stiefvater

Acho que escrever sobre um livro que você gostou é difícil, mas falar de um livro que mexeu com você é mais difícil ainda. Então mais uma vez, essa pode ser uma resenha que não faça muito sentido.

Espera, por Maggie Stiefvater
Editora Agir
360 paginas
Minha Nota: 5

                “Esta é a historia de um garoto que costumava ser lobo e de uma garota que estava começando a se transformar em um.” Grace.

Está é a frase que mais descreve esse livro.

Depois do final de Calafrio se espera que Grace e Sam tenham paz, mas infelizmente, a vida em Mercy Falls não é tão fácil assim.  Sam ainda está acostumando a ser sempre Sam de novo, e Grace anda tendo algumas dores de cabeça suspeitas. Isso tudo só deixa Sam cada vez mais preocupado, e para piorar a situação, ainda tem Cole, um dos novos lobos de Beck, que parece fazer de tudo para irritar Sam.

Durante grande parte da leitura do livro fiquei me perguntando qual era a temática deste livro da serie, Sam se acostumando? Uma apresentação a Cole? Espera não é como Calafrio que desde o inicio sabemos que é uma luta para fazer Sam permanecer humano. Demora bastante para cair a ficha sobre o que estamos lidando.

Desta vez a narrativa não é feita apenas por Sam e Grace, Isabel e Cole entram na lista de quem dá o seu ponto de vista a historia. Agora descobrimos mais sobre Isabel e como ela ainda está lidando com a morte de Jack. Também foi incrível saber as coisas que Cole escondia, como ele era por dentro. Ele é para mim, o melhor personagem do livro.

Espera parece começar um pouco mais feliz, mas se mostra tão triste quanto o primeiro. A narrativa de Maggie Stiefvater continua tão poética e tocante que em varias partes me vi com os olhos cheios de lagrimas.

A capa é uma coisa que tenho que citar a parte. Se pegarmos a capa de Espera avulsamente achamos na hora que ela é linda e encantadora, e ainda vem com uma jacket com um lobo de olhos amarelos. Mas na hora de colocar do lado de Calafrio na estante é que você vê a burrada da editora. Além das duas capas não terem nada haver entre si, uma é maior que a outra e a diagramação é completamente diferente. A diagramação de Calafrio é linda, delicada, mas a de Espera parece ser mais rústica. Se na capa não estivesse escrito O segundo livro da serie “Os Lobos de Mercy Falls” você nunca desconfiaria que é uma sequência. A Agir merece um parabéns por essa burrada.

Mas apesar de tudo, Espera é uma sequência digna, capaz de te deixar grudado com os olhos no livro até o final. Não sei quando é a previsão de lançamento para Forever aqui, mas estou ansiosa pelo desfecho desta historia.






Capas americanas

Quotes

Soltei um palavrão baixinho, acendi a luz e, pela primeira vez, pensei no que estava fazendo: remexendo nas coisas do meu irmão na tentativa de encontrar roupas para um lobisomem lindo de morrer, embora meio babaca, que aguardava no meu banheiro, depois de dizer a minha mãe que estava dormindo com ele.

Talvez ela tivesse razão e eu precisasse de terapia.

Isabel. Pagina 91 – Capitulo 12

***

Eu ainda podia me lembrar dos olhos humanos naquela cara de lobo; eles pareciam tão vazios quanto eu me sentia.

Isabel. Pagina 95 – Capitulo 12

***

Engasguei-me com o lobo que crescia dentro de mim, que pressionava o revestimento do meu estomago, dilacerando a minha pele por dentro, tentando me virar do avesso.

Eu queria aquilo, e meus músculos queimavam e gemiam.

A dor me partiu ao meio

            Eu não tinha voz
                       
                        Eu estava em chamas.

Pulei da cama, descartando a minha pele.

Grace. Pagina 107 – Capitulo 14

***

Nada foi igual depois daquela noite. Nada

Sam. Pagina 113 – Capitulo 16

***

Isabel parecia um anuncio de alguma coisa. De privadas. De casacos. De antidepressivos. Qualquer que fosse o produto, eu o compraria sem pestanejar.

Cole. Pagina 122 – Capitulo 16

***

- Você não tem medo? – indagou repentinamente Isabel, e abri os olhos. Não me dera conta de tê-los fechado.  O olhar dela era intenso.

- De que?

- De perder você.

Respondi a verdade.

- É exatamente isso que eu quero que aconteça.

Cole. Pagina 125 – Capitulo 16

***

- Conversar não foi o que fizemos nas duas vezes em que nos encontramos – observou ela.

- Conversamos, sim – insisti. - Contei do meu Mustang. Essa foi uma conversa muito profunda e particular sobre uma coisa muito cara ao meu coração.

Cole. Pagina 137 – Capitulo 17

***

- O Rapaz deve olhar por onde anda – aconselhou.

- Rachel não devia se materializar do outro lado de portas – retruquei.

Sam. – Paginas 147 – Capitulo 18

***

Minha saudade era maior quando eu a tinha, efetivamente, nos braços.

Sam. Pagina 303 – Capitulo 41

***

Era uma vez uma garota chamada Grace Brisbane. Nada havia de muito especial a seu respeito, salvo ser ótima com números, muito boa mentirosa e sentir-se em casa dentro das paginas de um livro. Ela amava todos os lobos que viviam atrás da sua casa, mas amava um deles mais que todos.

Esse lobo a amava também. Ele a amava tanto que mesmo as coisas que não eram especiais a seu respeito tornaram-se especiais: o jeito que ela batia os lápis nos dentes, sua voz desafinada cantando no chuveiro, a maneira como seu beijo fazia com que ele soubesse que era para sempre.

A lembrança dela era feita de imagens avulsas: ser arrastada pela neve por um bando de lobos, o primeiro beijo com sabor de laranja, o adeus através de um para-brisa estilhaçado.

Uma vida feita de promessas do que podia ser: as possibilidades contidas em um maço de formulários universarios, a excitação de dormir sob um teto desconhecido, o futuro que morava no sorriso de Sam.

Era uma vida que eu não queria abandonar
Era uma vida que eu não queria esquecer.
Eu não havia terminado ainda. Tinha muito mais a dizer.

Grace. Pagina 337 – Capitulo 47

***

Dava para acreditar numa teoria cientifica elaborada na cantina de um hospital, em meio a cafés mornos e guardanapos amassados?
Era tudo o que eu tinha.

Sam. Pagina 351 – Capitulo 53

***

Esta é a historia de um garoto que era um lobo e de uma garota que se tornou um.

Sam. Pagina 359 – Capitulo 54

6 comentários:

  1. Eu queria ter gostado tanto assim da série. Dá até vontade de reconsiderar, com sua resenha. Mas eu não gostei tanto do primeiro e o segundo é todo errado, o tamanho é diferente... Anyway, não é um livro ruim. Mas não é um livro que me prendeu. Mas sua resenha está ótima! Quem sabe eu leia o segundo volume da série? Beijos!

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br

    ResponderExcluir
  2. Buá e mimimi, faz séculos que quero ler os livros da série, mas ainda não consegui comprar (e para falar a verdade acho que nem teria tempo para ler). Eles estão na lista de desejos. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu tô com esse livro em inglês pra ler há meses, mas nunca parei pra começar! Quero muito ler nas férias. A questão é que Calafrio mexeu muito comigo, e eu tava mais a fim de ler uma coisa mais leve! Mas acho que o momento chegou e tô louca pra ler.
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com medo de ver spoiler por isso li a resenha por cima! Desculpa

    Eu tenho muitas expectativas com Espera porque eu amei Calafrio. Só achei que a capa desse livro está destoando da de Calafrio porque são totalmente diferentes. Mas são bonita as duas! hehehehe


    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Você não tem noção do quanto quero ler esse livro *-*
    Adorei sua resenha!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  6. Concordo com ABSOLUTAMENTE tudo que você falou de Espera... Achei que seria um livro mais feliz, mas ele tem todo aquele clima melancólico de Calafrio... Estou esperando Forever, pq apesar de não querer um fim, preciso tirar aquela tristeza que ficou com os dois primeiros...

    Cole é um caso a parte, né? Tirando Sam e Grace que são spoillers por si só, Cole é enigmático, vc desconfia dos sentimentos dele, mas nunca sabe o que de fato está ali...

    Também fiquei com os olhos cheios de lágrimas em várias partes do livro... Mas a morte de Victor foi d+ pra mim - chorei mesmo...

    Um beijo,
    Ceile.
    www.estejali.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...