2 de junho de 2011

[Resenha] Os Legados de Lorien #1 - Eu Sou o Número Quatro - Pittacus Lore

Acho que para metade das pessoas Ficção Cientifica resume-se basicamente em ET’s. Não é bem assim, vários dos melhores livros que já li são Sci-Fi e não tem ET’s. Mas bem, esse não é o caso de Eu Sou o Número Quatro, pois eles tem ET’s sim!

Eu Sou o Número Quatro, por Pittacus Lore
Editora Intrínseca
352 paginas
Minha Nota: 3,5

Imagine se nós não fossemos os únicos no espaço? Imagine se existissem sim sociedades bem mais desenvolvidas que a nossas e que nos olham de perto? Imagine se uma dessas sociedades depois de destruírem os próprios planetas fossem atrás de um outro planeta e o destruísse atrás de seus recursos naturais? Imagine se os únicos sobreviventes fossem 18 pessoas, 9 crianças e 9 adultos, que fugiram e vieram para o planeta mais próximo, a Terra? Pittacus Lore imaginou tudo isso e colocou no papel. Assim nasceu Eu Sou o Numero Quatro.

Lorien era um planeta duas vezes menor que a Terra, mas era bem parecida com o nosso planeta. A milhares de anos ele passou pelo mesmo que nós estamos passando, super população, poluição, desmatamento, extinção de espécies nativas. Mas os lorienos se reeducaram e se tornaram mais uma vez um planeta prospero e feliz. E como que para agradecer isso, alguns lorienos desenvolveram poderes para a defesa do planeta, era o nascimento dos Gardes.

Mas um planeta, o Mogadore, sofreu os mesmos problemas de Lorien e não soube se recuperar, então atacaram Lorien para roubar todas as suas riquezas naturais. Não sobraram nenhum sobrevivente, apenas 18 pessoas, 9 Gardes crianças e seus 9 Cêpans, tutores para ajudar os Gardes. Os Mogadorianos estão atrás deles, mas só podem matar na ordem por numero. Os números 1,2 e 3 já foram mortos, agora estão atrás do numero 4.

O numero 4 é John Smith, que não para em lugar nenhum, sempre fugindo com Henri, o seu Cêpan. Ele está cansado dessa de fugir sempre, nunca parar em lugar nenhum, nunca criar raízes, nunca ter uma vida normal. Mas agora que ele está em Paradise, Ohio, ele está disposto a tentar a ter uma vida normal. Mas como ser normal quando se é um alien em que todo um planeta de aliens super vilões estão atrás de você?

Bem, eu gostei de Eu Sou o Número Quatro. Fazia tempo em que eu não lia um livro em que o romance não faz sentido e simplesmente acontece depois de um sorriso? É engraçado. E fofo. As vezes eu fico tão cansada desses romances super complicados que demoram milhares de anos para se desenvolver, que o que eu quero é me desligar da vida real e ler um livro em que o autor não liga muito em desenvolver esse quesito e torna as coisas bem mais fáceis.

A narrativa é feita em primeira pessoa pelo John – prefiro chamá-lo de Quatro, então é assim que vou me referir a ele a partir de agora – então só temos a sua perspectiva, mas Pittacus Lore não nos deixou perdidos, e explicou muito bem como tudo aconteceu em Lorien, mesmo Quatro sendo tão pequeno quando tudo aconteceu.

Mas quem rouba a cena mesmo é Henri, o Cêpan. Ele simplesmente me encantou mais do que qualquer personagem no livro – desculpa Sam, desculpa Quatro. É ele aquele cara que você vai atrás para pegar conselhos quando tudo parece estar ferrado. E bem, eu só não dei uma nota melhor ao livro porque o Pittacus faz uma maldade sem tamanho que não vou dizer aqui que é um spoiler enorme.

Outro personagem que eu amei é Sam, um nerd viciado em conspiração de ET’s que fica amigo de Quatro desde o inicio. Ele é muito fofo!

Recentemente o filme foi adaptado ao cinema com  Alex Pettyfer como Quatro, Dianna Agron como Sarah, Teressa Palmer como Seis e Jake Abel como Mark. Ainda não vi o filme, mas li algumas criticas. Alguns dizem que é bom, outros que não, então é melhor eu ver o filme e dizer eu mesma o que achei dele. Mas se quer ler um livro naquele fim de semana de tédio, aconselho Eu Sou o Número Quatro.


Quotes

- Esperança? – ele diz. – Sempre há esperança John. Novos acontecimentos ainda são aguardados. Nem toda informação já foi divulgada. Não. Não perca a esperança, ainda. Ela é a ultima coisa que se vai. Quando você a perde, já perdeu tudo. E quando você pensa que tudo está perdido, quando tudo é sinistro e sombrio, sempre há esperança.

Pagina 103 – Capitulo 11
***
- Sabia que o mundo vai acabar em 21 de dezembro de 2012?

- Sim, isso eu também ouvi. É o suposto prazo de validade da Terra, o fim do calendário maia.

- Prazo de validade? – interfiro. – Como aquele “melhor consumir até” impresso nas embalagens de leite? A Terra vai azedar?

Pagina 107 – Capitulo 12
***
- E você? – pergunto a Bernie Kosar. – Tem poderes especiais? É um supercachorro? Devo vesti-lo novamente com sua capa para que você possa sair voando?

Pagina 147 – Capitulo 15
***
O cão está pronto, penso. A questão é: e nós?

Pagina 293 – Capitulo 29

4 comentários:

  1. Otima resenha!
    Eu estou lendo esse agora, mas ainda não consegui engrenar!
    ^^
    Mais uns dias e me forço a pegar no tranco com ele.
    XD
    Para mim, até agora, o melhor personagem tem sido Bernie Kosar.
    Ele é muito, muito fofo!!!
    Super Beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, adorei!! Quero muito ler este livro, ainda não consegui, mas ja está na lista! xD

    Paty Algayer
    http://magicaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Estou bem curiosa com esse livro, principalmente por ser um tema novo. Toda vez que leio algo sobre ETs lembro do Carl Sagan =p

    O meu chegou semana passada, mas acho que só vou conseguir encaixa-lo para ler só no final desse mês.

    Ahh, parabéns pelo blog! Conheci hoje e adorei os post e o lay.
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  4. O Henri tb me encantou *-* Gostei mt mais dele do que do John rsrs E fiquei super decepcionada com o filme ¬¬

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...