1 de junho de 2011

Piratear ou não piratear, eis a questão

Sempre que pensamos em pirataria podemos pensar em Peter Pan, Piratas do Caribe ou simplesmente em Cd’s e dvd’s. A pirataria é simplesmente o ato de roubar algo e vender como se fosse seu em um preço bem mais acessível, e ela está viva até hoje, mas é claro que os métodos mudaram.

Só que a pirataria moderna não acontece apenas com CD’s e DVD’s. Quase tudo pode ser pirateado. E com os livros não é diferente.

Acho que vocês, que também tem um blog literário, ou é ligado nisso, já deve ter ouvido dos ebooks. Eles são as versões “piratas” dos livros. Eles podem ser encontrados em toda internet e você não precisa pagar nada pelo download. Muita gente é contra essa pirataria e aqui no Brasil, pirataria é crime que pode levar a cadeia. Só que muitos autores vem apostado na pirataria e ao que todos pensam, estão vendendo cada vez mais.

Nesse fim de semana li um texto do consagrado autor Paulo Coelho – não me diga que você não sabe quem ele é, pois sei que está blefando – em que ele, assim como eu, apóia a pirataria. Ele diz em seu blog que apóia a pirataria, pois as pessoas vem o texto na internet, gostam e vão atrás dos livros. Ele diz também que uma vez isso aconteceu com uma de suas obras quando foi lançada na Russia e no inicio não estava vendendo, mas depois que vazou na internet, a venda multiplicou.

Eu mesma assumo, sou a favor dessa pirataria. Tem muitos livros que li pela versão “pirata”. Toda a serie Percy Jackson, toda a serie Vampire Academy. E hoje eu tenho todos os livros do Rick Riordan (só to esperando minha mãe liberar o dinheiro para botar a mão em O Herói Perdido) e assim que lança, eu vou atrás dos livros da Richelle Mead.

As pessoas deveriam parar para analisar um pouco a situação, pois a pirataria não é de todo ruim. Não estou querendo convencê-los de que ela é certa, muitas vezes não é, mas apenas expondo a minha opinião e dando-lhes o direito da duvida. Mas será que precisamos mesmo condenar tanto a pirataria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...