13 de junho de 2011

[Resenha] Coraline - Neil Gaiman

Eu nunca fui de me assustar fácil e pouca coisa me surpreende de verdade. Mas as vezes eu preciso ser surpreendida. E foi para isso que Neil Gaiman escreveu Coraline, para surpreender quem quiser ser surpreendido. E eu fui surpreendida.

Coraline, por Neil Gaiman
Editora Rocco
160 paginas
Minha Nota: 5

Na minha escola, todo mundo é obrigado a pegar um livro na biblioteca a cada duas semanas. Posso ser uma bookaholic, mas nunca pego um livro lá que vou realmente ler. Claro que acontecem alguns casos raros de eu estar tão péssima que acabo lendo o livro, mas normalmente pego o titulo que mais me agrada, coloco na mochila e só tiro de lá quando vou devolver. Mas raramente – muito raramente para deixar bem claro – acontece de eu achar algum livro interessante o suficiente para que eu o leia. E mais raramente ainda acontece de eu achar um livro que eu realmente queira ler. E encaixado nesse “mais raramente ainda” é que eu achei Coraline por lá. E é claro, eu tive que ler.

Coraline conta a historia de... Coraline! Uma garota esperta que se auto denomina exploradora, pois explorar é o que ela mais gosta de fazer. Ela e os pais se mudam para uma antiga casa que é separada em 4 apartamentos: o dela, o das Senhoritas Spink e Forcible e o do senhor estranho do andar de cima. Na casa dela tem 22 duas janelas e 14 portas – ela fez questão de contar, junto com as coisas azuis (153) –, 13 portas abrem e fecham, a 14ª dá para uma parede de tijolos, dependendo do momento em que você a abre.

Do outro lado da parede de tijolos há um mundo igual ao de Coraline, mas é diferente também. E ela tem o maior desejo de ficar lá, mas a dona do lugar não parece ser alguém com que Coraline gostaria de conviver.

Eu comecei a ler Coraline hoje mais cedo e logo a pouco o terminei. É realmente um livro surpreendente, fácil, leve e inteligente. Neil Gaiman é direto. Ou seja, o livro é em terceira pessoa e os parágrafos não tem aquele blá blá blá dos pensamentos das protagonistas inseguras. Nada que nos canse. E os diálogos... OMG. Os diálogos me deixaram extasiada! São totalmente inteligentes e uma delicia de se ler! Agora sim entendo porque Neil Gaiman é tão amado.

Tenho que falar também das ilustrações de Dave McKean. Elas estão pelo livro espalhadas por lugares estratégicos e são totalmente incríveis. Fiquei boba. São realmente muito bons, dá o toque perfeito ao livro. Dave soube exatamente passar em imagens o que Neil queria dizer.

Então, se você quiser um livro leve com uma historia realmente envolvente e simples, lhe indico Coraline.

Quotes

- Coraline? Ah, aí está você. Onde você se meteu?

- Fui seqüestrada por alienígenas – respondeu Coraline. – Vieram do espaço sideral com armas de raios, mas consegui enganá0los pondo uma peruca e rindo com um sotaque estrangeiro, e escapei.

Pagina 30 – Capitulo 3

- Nós... poderíamos ser amigos, sabe? – disse Coraline.

- Nós poderíamos ser de espécimes raros de uma raça exótica de elefantes africanos dançarinos – respondeu o gato. – Mas não somos. Pelo menos – acrescentou felinamente depois de um rápido olhar para Coraline –, eu não sou.

Pagina 40 – Capitulo 4

- Gatos não tem nomes – disse.

- Não? – perguntou Coraline.

- Não – respondeu o gato. – Agora, vocês pessoas tem nomes. Isso é porque você não sabem quem vocês são. Nós sabemos quem somos, portanto não precisamos de nomes.

Pagina 41 – Capitulo 4

Coraline sabia que quando os adultos falavam que uma coisa não ia dor, quase sempre doía.

Pagina 48 – Capitulo 4

6 comentários:

  1. goostei da resenha!
    ah eu tinha tambem pegado esse livro na biblioteca da minha escola mas não tive tempo de ler,logo logo vou compra ele pra mim kkk *-*

    beijoos :*

    @AmandaGoncalvez

    ResponderExcluir
  2. B: Sobre os nomes... adorei!

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Primeira resenha de Coraline que leio, e adorei...espero ler e assistir o filme, também!
    Na minha biblioteca da escola nem tinha esses livros legais haha só os velhotes.!

    Parabéns pelo blog, adorei o layout
    estou seguindo

    bjs e boa quinta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Nossa tenho a impressão de que eu devo ler esse livro! Eu era igual a você na escola. Não pegava livros e quando pegava eles permaneciam na mochila até o dia da devolução. Foi quando descobri a Marca de uma lágrima, Droga de americana, droga de amor e alguns outros que amei mesmo!

    Adorei seu blog e estou te seguindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha! E achei os quootes MUITO BONS! Adoro personagens sarcásticos! :D
    Fiquei com vontade de ler agora!
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi maravilhas sobre Coraline. Com certeza é um livro que eu leria.
    Beijão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...