Eu sei que todos vcs aqui que leiem meu blog sabem que eu sou uma escritora e pretendo seguir essa carreira no futuro, e axei um post em um blog hj que eu achei muito interessante e queria dividir com vocês.
Hoje falarei um pouco da importância das diversas redes sociais literárias (clique aqui e visite o fórum de Literatura Fantástica para conhecer algumas) e dos blogs para os escritores. Entretanto, não pretendo - ainda - bater na tecla de que esses espaços na internet podem ajudar o novo autor a conquistar alguns leitores, ou até muitos, e com isso conseguir uma publicação. Isso é algo extremamente raro. Por isso, hoje me dedicarei a explicitar a importância desses meios como maneiras de se manter o seu público.
Vejamos o que quero dizer com essas palavras. Imagine que você conseguiu publicar o seu livro por uma editora comercial, mesmo que pequena. Alguns leitores podem esbarrar com resenhas sobre ele na internet, encontrá-lo por um acaso em uma livraria (dependendo da editora que você arrumou) ou até mesmo se deparar com um texto seu publicado em algum site por ai. Eles podem gostar do que você criou, se interessar pela obra, comprá-la, lê-la e apreciá-la. Agora, a não ser que seja um livro que tenha de fato os deixado completamente impressionados, há uma boa chance de você ser esquecido no futuro. E, então, num segundo livro, teria de recomeçar quase do zero.
Os blogs e as redes sociais aparecem como uma solução a este problema. Um leitor seu casual, vendo algum endereço eletrônico para visitar dentro de seu livro, provavelmente o fará, lerá mais coisas sobre você, mais do que você está publicando e acabará se envolvendo. E escrever é exatamente isso, se envolver com o leitor. E caso seja possível manter este contato mais "pessoal" através dos espaços gerados pela internet, melhor.
Veja um exemplo com as próprias entrevistas e promoções que eu tenho feito no blog. Caso o autor tenha uma conta no twitter, facebook e etc... e ainda um espaço próprio para colocar os seus textos, é claro que uma resenha sobre a sua obra terá um efeito muito mais positivo. Isso acontecerá, porque alguns leitores do Na Ponta dos Lápis se interessarão em manter um contato com o autor, conhecer mais do que ele está produzindo; procurarão trocar experiências. E, naturalmente, de uma relação deste tipo, é muito mais fácil que se mantenha o bom leitor e, o que é ainda melhor, torna-se possível fazer algumas boas amizades.
Enfim, o que queria defender aqui é a idéia de que todo o autor, em especial aquele que foi publicado (mesmo os que estão nas grandes editoras), deve se manter acessível nas redes sociais e publicar uma coisa ou outra em sites e blogs. Sem sombra de dúvidas, esta será uma excelente maneira de conquistar cada vez mais espaço, mesmo que de forma lenta, a cada livro publicado.
Fonte: Na Ponta do Lapis
Nenhum comentário:
Postar um comentário