5 de setembro de 2011

[Resenha] A Menina que Roubava Livros - Markus Zasuk

É oficial, todo o livro capaz de me fazer chorar eu estou lendo. Das ultimas leituras finalizadas, todas elas arrancaram lagrimas dos meus olhos, mas tenho que assumir que A Menina Que Roubava Livros foi a campeã que mais molhou meu rosto.

A Menina que Roubava Livros, por Markus Zusak
Editora Intrínseca
480 paginas
Minha Nota: 5

Quem acompanha meu twitter (@PoiisonGiirl_) viu que no inicio da manhã de quinta-feira eu estava bastante emotiva e a culpa era desse livro. Eu havia faltado a escola e usei aquela manhã para poder terminar esse livro. E o quanto que eu chorei com aquele final. Meu Deus, eu seria capaz de encher um novo mar!

A Menina que Roubava Livros é escrita por Markus Zusak, um australiano filho de russos que cresceu ouvindo historias da época da segunda guerra mundial. Desde seu primeiro livro (Eu sou o mensageiro) ele vinha com o desejo de por no papel o que ouvia de seus pais, e foi quando lhe veio a idéia de uma garota que roubava livros. Assim nasceu Liesel e toda a sua historia como ladra de livros.

Liesel Meminger encontrou com a Morte 3 vezes. A primeira vez é quando sua jornada começa, com a morte de seu irmão em um vagão de trem que os estava levando para uma nova família. E ali, no enterro apressado de seu irmão mais novo, ocorre o primeiro roubo de livros. Tirado do ajudante de coveiro em um momento de inspiração, Liesel toma o livro para si.

Mas infelizmente só Liesel chega a casa de Hans e Rosa Hubermann. Hans e Rosa são um casal um tanto estranho, Hans é um pintor desempregado que toca acordeão nos momentos vagos e Rosa é uma mulher baixinha e que gosta de xingar tudo e todos sempre.

Logo Liesel faz amizade com o seu visinho, Rudy Steiner, um garoto em uma família de 5 irmãos. E essa amizade é uma das mais verdadeiras e puras que eu já vi na vida. Queria ter um Rudy Steiner como vizinho sabia?

O livro mostra um lado diferente da Alemanha nazista, mostra como aquilo foi para os seus habitantes. Como era estar ameaçado de ser atingido por uma bomba a qualquer momento e como as pessoas tentava sobreviver a vida se tornando cada vez pior.

Creio que se Markus tentou nos mostrar como era a Alemanha naquela época ele realmente conseguiu. Você conseguia sentir-se lá. Torcendo para que seus amigos não fossem escolhidos para ir para a guerra e que se fossem, voltassem vivos.

O livro é contado pela Morte – que na verdade é um personagem importante no livro – então não sei se ele é em primeira pessoa ou terceira. Creio que em primeira.

Esse livro está agora entre os meus preferidos. Acho impossível não se apaixonar por ele, mesmo que arranque lagrimas de nós. Afinal, nem todas as lagrimas significam que algo é ruim.

. UMA ULTIMA NOTA DE SUA NARRADORA .
Os seres humanos me assombram. 

8 comentários:

  1. Ai, ai... Esse livro foi mandado para ler na escola e foi em uma época em que eu não era muito fã de livros tão grossos, entende? Então, quando peguei esse livro e terminei, nem chorei, porque eu queria terminar logo para fazer a prova. Mas, como eu terminei antes de quase todo mundo, tive tempo para ler novamente e, vou lhe dizer, nunca vi algo tão emocionante! Sério, chorei muito também. Liesel é uma garotinha tão fofa e tão cheia de personalidade mesmo assim... A Morte é incrível. O autor conseguiu fazer um livro de um ponto de visão totalmente diferente de tudo o que já vi. 5 estrelas também *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Chorei muito com ele também, meu marido ficou assustado e veio perguntar o que havia acontecido. hehehe
    O livro é incrível.
    Um dos meus favoritos.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha! :3
    Ganhei este livro da minha mãe há pouco tempo e confesso que estou morrendo de vontade de lê-lo... Todos falam muito bem a respeito dele e a vontade só vai crescendo aqui por dentro.. rs'


    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!!
    Sua resenha ficou muito boa, esse livro é excelente e inesquecível, fiz uma resenha no meu blog, se der passa lá..abçs!!

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amo aqueles livros que me deixam, ao mesmo tempo, com uma vontade de terminá-los, pra saber logo o que acontecerá, e um desejo de que jamais acabe. Sempre há certo vazio quando da última palavra do autor. "A menina que roubava livros" é um deles.
    Posso a qualquer hora abraçar “A Menina que roubava livros” e dizer “Eu te amo”. Ouvi as palavras da morte, me apaixonei e chorei com elas. Viajei para a rua Himmel e conheci a Saumensch Liesel e o Saukerl Rudy.
    Não tem como não se apaixonar por aquelas palavras.

    ResponderExcluir
  6. Esse é um dos meus livros favoritos também.
    Eu chorei quando o Rudy morreu D:


    Seguidora nova \õ/
    Me segue também?
    http://blogkathleen.blogspot.com - Gato feio

    ResponderExcluir
  7. Eu não consigo ler esse livro, mas porque ele me lembra algo muito muito triste que me aconteceu quando minha mãe comprou o livro e nunca mais consegui tocá-lo. Bom ,mas todos dizem que é muito bom, então eu acredito!

    bjs

    Amanda
    Vício em livros

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é meu preferido, favorito, queridinho, the best, etc... Amo demais a trajetória da Liesel e acho o Rude tão fofo! Triste, esperançoso, cheio de lições... Um livro pra se ler, reler e curtir sempre mais um pouquingo...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...