17 de agosto de 2011

[Resenha] Jogos Vorazes #3 - Mockingjay - Suzanne Collins


Se isso fosse uma carta, você veria o papel manchado de lagrimas. Se isso fosse um telefone, você ouviria minha voz de choro. Se isso fosse um vídeo ou uma foto você veria o meu rosto manchado por lagrimas. Mas isso aqui não é nada disso, isso aqui é um blog onde não posto fotos minhas, mas o que acho dos livros que leio. E esse post em especial, é o que eu senti ao terminar de ler Mockingjay. Então sinto no poder de dizer que Mockingjay me fez sofrer, e muito.

Mockingjay, por Suzanne Collins
Editora Scholastic Press
400 páginas
Minha Nota: 4

Sinto que essa resenha vai ser mais emocional do que pratica. Quando eu estava terminando de ler Catching Fire eu fui procurar resenhas de Mockingjay, pois alguns livros eu preciso de uma base para saber o que eu vou achar. Em uma resenha desse livro que eu li, a pessoa que escreveu disse a seguinte frase: “Se você quer que tudo der certo no final, não leia Mockingjay. Suzanne Collins não está escrevendo para enganar garotinhas românticas.” Mas eu não segui o conselho dessa pessoa, eu segui.

Não me arrependo de ter parado, e mesmo se eu tivesse parado algum dia eu iria ter que terminar essa serie, pois naquele momento eu já estava viciada nesta serie. Mas agora sei que a DPL vai se prolongar por muitos e muitos dias.

Vou tentar diminuir essa coisa depressiva que está me fazendo escrever essas linhas e vou dizer o que acontece em Mockingjay. E é claro, se você não leu Jogos Vorazes e nem Catching Fire, você está perdido e em um mar de spoilers.

No final de Catching Fire, Katniss milagrosamente sobreviveu ao seu segundo Jogos Vorazes. Mas mesmo assim, o pandemônio se instala em Panem. O distrito 12 foi incendiado por completo e poucas pessoas sobreviveram. Katniss foi mandada para o Distrito 13, mas Peeta foi capturado pela Capitol. Grande parte da primeira parte deste livro é Katniss andando como um zumbi pelo Distrito 13 e as preparações para a guerra.

Katniss é agora a face da rebeldia, o Mockingjay como é chamada. Mas só tem duas coisas que ela quer de verdade, vingança pelo Distrito 12 e a morte do Presidente Snow. E Snow tem que morrer pelas suas mãos.

Mockingjay não é só um livro de guerra, ele também tem seus momentos felizes, em que você sente aquela vontade enorme de sorrir e dançar. É tão incrível como Suzanne conseguiu encaixar essas cenas sem problema algum no livro.

Agora eu realmente compreendo porque Jogos Vorazes é tão aclamado aqui e lá fora. Suzanne Collins fez um livro que vai virar um clássico, e adolescentes daqui a 100 anos vão estar lendo esse livro e ainda se encantando com as mesmas coisas pelas quais eu me encantei.

Não dou 5 por motivos pessoais que não direi aqui por ser hipocrisia e um spoiler do maior tamanho. Mas muita gente vai dizer que o livro merece a maior nota e não nego. Mas deixo claro que tenho meus motivos pela nota.

A narrativa ainda está em 3ª pessoa e muitas vezes me vi querendo que outro personagem narrasse e não a Katniss, ela está mais que insuportável neste livro. Se no primeiro ela parecia aquela protagonista que todos queremos, no terceiro você vê que ela decaiu, e muito.

Creio que Mockingjay ganha o titulo de livro com o qual eu mais chorei na vida. Acho que vou ficar desidratada depois disso.

Mas mesmo apesar de tudo, Jogos Vorazes é uma serie que indico pra quem quiser. É ótima, já ouvi gente dizendo que ela é a melhor serie de livros depois de Harry Potter, e ser comparado por Harry Potter é muita coisa.

Eu com certeza vou sentir falta de todos os personagens dessa serie, de Katniss – mesmo ela sendo uma chata –, de Peeta, de Gale, de Prim, de Buttercup, de Finnick, de Annie, de Joahnna, de Haymitch e até de Snow. Não sinto necessidade de outra serie, Jogos Vorazes acabou perfeitamente bem e dou meus parabéns a Suzanne por isso.

Sei que essa resenha ficou bem mais estranha que o normal e bem grandinha também, mas espero que entendam, é isso o que acontece quando falamos de um livro que mexeu demais com a gente.

OBS.: Mockingjay vai ser lançado entre o final desse mês e o inicio do mês que vem aqui no Brasil com o titulo de A ESPERANÇA. Ainda está sem capa.

8 comentários:

  1. Todo mundo morre de chorar com esse livro, estou até com medo! Pulei a resenha porque ainda não li a série e quero ser surpreendida rs


    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Eu não li a resenha porque até hoje não li o último livro. Eu tenho ele, mas tenho uma peeeeeeeeeeeena de terminar uma trilogia tão querida! :( Mas tenho certeza de que a resenha esta ótima!

    Beijão!

    Mateus Bandeira
    "Our Vices"

    ResponderExcluir
  3. Ai meu Deus, não vou ler porque até agora só li o primeiro. Mas já sou apaixonada pela série. Muito boa, cheia de ação. E gosto da Katniss porque ela é sempre bem racional.
    Tenho que comprar Catching Fire (to lendo a série em inglês também) logo logo!
    Beijos

    Aneska
    wwww.capslockit.com

    ResponderExcluir
  4. Depois de Catching Fire eu fiquei completamente maluca e li todas as resenhas e spoiler que achei.
    Acho que isso me poupou de algumas lágrimas.
    E para descrevê-lo não vejo algo que se encaixe tão bem quanto ao li em uma das resenhas: Chega um momento que você simplesmente quer que tudo acabe, não há um felizes para sempre...
    Apesar da brutalidade e de algumas vezes eu me pegar pensando "e se isso tivesse sido diferente..." Suzanne Collins me encantou e me fez fã da série.

    ResponderExcluir
  5. AAAH! Eu estou louca para ler Mockingjay! Eu terminei de ler Em Chamas semana passada e fiquei louca! Mas já que eu não sei muito inglês eu vou ficar aqui morrendo de curiosidade pra saber como é o livro D:

    Cami- blog Just a Fearless

    ResponderExcluir
  6. Você ta me assustando. Não li a resenha porque nesse exato momento Mockingjay está do meu lado, esperando pra ser lido. E tudo que eu consegui ler da resenha, por medo de spoilers, foi choro, choro, choro. E agora to com medo que meus personagens preferidos morram! AAARG. Preciso ler LOGO, mas prometi pra mim mesma que só leria depois das provas! Sinto que vou chorar bastante :x
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Eu já li o livro,na verdade, esperava mais dele.
    O final é bom,claro. Mas para mim no ultimo livro faltou um pouco mais de romance que, tanto no 1º e principalmente no 2º tem.

    É surpreendente!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. É tão bom eu ler as impressões do livro pelos olhos de outra pessoa! Eu já desabafei em um blog, e vou desabar aqui de novo, porque me identifiquei com o seu relato.
    O que eu posso dizer e que Jogos Vorazes mexeu comigo como só Harry havia feito antes. E, apesar de eu continuar achando que Harry é a melhor série de livros já feita (sem contar O Senhor dos Anéis porque, é um clássico né, não conta), Jogos Vorazes me deixou 1 semana "piradona".
    Mas tem uma coisa que eu concordo muito com você, e acho que os filmes da série vão superar as expectativas por causa deste ponto: a narração de Katniss. Se no primeiro livro isso é ótimo, porque ajuda a tornar as coisas mais reais, no segundo livro começa a ficar chato e, no terceiro livro, é um saco ver tudo do ponto de vista só dela! Porque ela não faz nada e fica zanzando igual um zumbi a maior parte das vezes! Mas, tudo bem, Suzanne Collins mereceu meu respeito principalmente pelo final da série. Não foi o final que eu queria, ou esperava, mas conseguiu me surpreender e por isso levou crédito.
    Abraçs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...