11 de julho de 2010

Os Padrões da Sociedade


ㅤㅤExistem pessoas normais? O que é normal? As pessoas são felizes? São perguntas impossíveis de se responder, pelo menos deveria se não existisse os padrões da sociedade. Para a sociedade uma pessoa normal é aquela que sempre foi obediente durante a infância, seguiu sempre os padrões e as regras que lhe impunham, nunca questionava nada, nunca teve uma nota abaixo da media, nunca deu problemas, estudou faculdade de direito, economia, medicina ou engenharia, casou-se ais 25 anos com alguém da mesma área que a sua, teve dois filhos e viveu até a velhice achando que era feliz, mas nunca conheceu o amor e a felicidade verdadeira. Quando nasce uma criança a sociedade espera que a vida dela seja mais ou menos como a do exemplo acima, uma ou outra coisa diferente, mas nunca fugindo da de verdade do padrão. Mas quando uma pessoa foge de verdade do padrão ela é má vista, e até tachada de louca. Mas por que nós seguimos o padrão da sociedade? Por que as pessoas chiques, ricas, bonitas, famosas e sensatas acham certo. Mas até a sensatez é um padrão da sociedade, pois ela não deveria existir. Eu não gosto de seguir padrões, até que seguia quando pequena, mas depois o abandonei. Hoje ouço que sou louca. Eu realmente sou louca? Ou são as pessoas? Eu acho que são as pessoas. Elas correm atrás de uma felicidade inexistente, eu corro atrás de uma que realmente existe. Eu não ligo se sou chamada de louca, pelo menos estou atrás de algo que existe.

ㅤㅤMas, e a ultima pergunta? As pessoas são felizes? É difícil de responder, mas sim, algumas pessoas são felizes, a maioria delas estão em hospícios, hospitais, manicômios ou vagando pelas ruas como mendigos. Tudo por causa da sociedade.

Tijolinha – Júlia B. da Mata


Um comentário:

  1. Taí, Júlia; tambem penso assim, e justamente agora que acabei de ter uma pequenina discussão com a "minha" querida esposa sobre esse assunto,
    vim correndo aqui procurar algo a respeito; e
    encontrei!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...