6 de junho de 2011

[Resenha] Matched #1 - Matched - Ally Condie

Podem dizer o que quiser que Fadas são a nova mania literária, mas eu estou duvidando seriamente disso. Por que?? Porque são as distopias que estão tomando conta. Para quem não sabe, distopias são livros que falam sobre um futuro em que um governo – geralmente do mal – controla tudo. Agora não me diga que muitos livros desses não estão aparecendo por aqui.

Matched, por Ally Condie
Editora Dutton Juvenille
384 paginas
Minha Nota: 4,5

Matched conta a historia de Cassia. Ela vive em um futuro onde a sociedade rege. A sociedade sempre sabe o que é bom para as pessoas. Ela decide onde você mora, o que você come, onde você trabalha, como você se diverte, com quem você se casa, quando você mora. E Cassia não consegue esperar para o “Match Banquet” onde ela vai saber com quem ela vai se casar. E tudo parece bom demais quando anunciam que é o seu melhor amigo, Xander, que está destinado a ser o seu marido.

Mas quando Cassia vai introduzir o card com as informações de Xander – coisa que ela não precisa, pois conhece ele mais do que ninguém – não é a foto de Xander que aparece, é a de Ky, o seu visinho misterioso. Então Cassia começa a se perguntar se tudo o que a sociedade faz é mesmo o certo? E cada vez mais que ela se questiona, mais ela se aproxima de Ky. E isso pode ser bom ou não, mas eu não me importaria de ficar cada vez mais perto de Ky.

Antes de tudo queria pedir desculpas pela demora da resenha, mas sempre que eu abria o Word, nada de bom saia, então eu prefiro não forçar. E também queria agradecer ao Murphy’s Library por ter montado esse Book Tour.

Quando eu recebi o Matched aqui em casa eu fiquei com os olhinhos brilhando, o livro é lindo! Sabe, aqueles livros em que você só quer saber de encarar, e tem até medo de tocar? É assim que se mostrou Matched. Mas eu tinha que tocá-lo, não é? Eu tinha que lê-lo. E bem, não me arrependi.

É realmente um livro bom – mesmo não tendo merecido um 5 – e você percebe isso logo de cara. A autora explorou bem os motivos de tudo que a sociedade faz, mesmo eu não estando de acordo com muita coisa. A narrativa é feita em primeira pessoa pela Cassia, então temos uma visão bem límpida dos descobrimentos dela.

A capa é uma coisa que eu tenho que citar a parte. O que é essa capa meu Deus? É perfeita, e é em verniz no desenho. Eu fiquei encantada por ela. A capa da sequência, Crossed, também é linda, eles mantiveram o mesmo padrão da primeira e acho que tem muito haver com o que esperamos para o próximo livro.

Matched já foi lançado aqui no Brasil pela Suma das Letras pelo nome de Destino, então se você quiser dar uma olhada, é só ir para a livraria mais próxima e ler vocês mesmos. 




Capas

Destino (Brasil) // Crossed (sequencia)

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! Tenho um monte de livros para ler aqui em casa (uns 12 livros) mas ainda sim comprei Matched. Estou ansiosa para ler!

    Cami

    - Just a Fearless

    ResponderExcluir
  3. Tô louca com esse livro. Simplesmente me apaixonei por distópicos e mal posso esperar para conhecer Destino. É um livro que tá na lista dos desejados, com toda certeza!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Demorou, mas saiu, rs.

    Obrigada por participar da blog tour.

    ResponderExcluir
  5. Realmente as distopias estão com tudo, como Feios e Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...